Uma análise dos principais elementos influenciadores da tomada de decisão de compra de produtos de marca própria de supermercados (2012)
- Autores:
- Autores USP: MERLO, EDGARD MONFORTE - FEARP ; NAGANO, MARCELO SEIDO - EESC
- Unidades: FEARP; EESC
- DOI: 10.1590/s1413-23112012000100004
- Assuntos: VAREJO; SUPERMERCADOS; COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
- Idioma: Português
- Resumo: A adoção de marcas próprias no mix de produtos de supermercados é uma ação estratégica que alguns varejistas estão utilizando para melhorar sua competitividade no setor. No Brasil, a participação de mercado das marcas próprias ainda é pouco representativa, o que reflete a atitude dos consumidores diante desses produtos. A proposta deste trabalho foi avaliar os fatores que influenciam no comportamento do consumidor em relação aos produtos de marcas próprias de supermercados. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem quantitativa, por meio de questionário auto-administrado, o que possibilitou a coleta de opiniões de uma amostra de 983 clientes de supermercados. Os resultados obtidos demonstram que os respondentes não possuem uma imagem positiva dos produtos de marcas próprias, devido: à grande variação na qualidade dos produtos dentro das categorias e entre as categorias ofertadas, ao risco percebido, à ausência de comunicação efetiva sobre os produtos e à imagem de inferioridade transmitida pelos atributos das marcas próprias como embalagem, forma de exposição e política de preços. Dos fatores obtidos, pode-se concluir que a imagem da loja, a comunicação e preço, a qualidade e preço destacaram-se como os mais importantes para os respondentes e que exerceram maior influência em seu comportamento
- Imprenta:
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2012
- Fonte:
- Título do periódico: REAd - Revista Eletrônica de Administração
- ISSN: 1413-2311
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 18, n. 1, p. 97-129, 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
SILVA, Lúcia Aparecida da e MERLO, Edgard Monforte e NAGANO, Marcelo Seido. Uma análise dos principais elementos influenciadores da tomada de decisão de compra de produtos de marca própria de supermercados. REAd - Revista Eletrônica de Administração, v. 18, n. 1, p. 97-129, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-23112012000100004. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Silva, L. A. da, Merlo, E. M., & Nagano, M. S. (2012). Uma análise dos principais elementos influenciadores da tomada de decisão de compra de produtos de marca própria de supermercados. REAd - Revista Eletrônica de Administração, 18( 1), 97-129. doi:10.1590/s1413-23112012000100004 -
NLM
Silva LA da, Merlo EM, Nagano MS. Uma análise dos principais elementos influenciadores da tomada de decisão de compra de produtos de marca própria de supermercados [Internet]. REAd - Revista Eletrônica de Administração. 2012 ; 18( 1): 97-129.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-23112012000100004 -
Vancouver
Silva LA da, Merlo EM, Nagano MS. Uma análise dos principais elementos influenciadores da tomada de decisão de compra de produtos de marca própria de supermercados [Internet]. REAd - Revista Eletrônica de Administração. 2012 ; 18( 1): 97-129.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-23112012000100004 - Previsão de faturamento no varejo brasileiro utilizando-se de um modelo de redes neurais artificiais
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-23112012000100004 (Fonte: oaDOI API)
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