A atualidade de Pierre Monbeig e o direito de aprender Geografia (2012)
- Autor:
- Autor USP: MIRANDA, MARIA ELIZA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- DOI: 10.7154/RDG.2012.0112.0004
- Assunto: GEOGRAFIA (ENSINO)
- Language: Português
- Abstract: Este artigo destaca as contribuições de Pierre Monbeig para a reflexão contemporânea acerca do valor do ensino de geografia na educação escolar. Discute aproximações entre estas contribuições e outras tendências que também abordam a importância da escola e o valor do ensino de geografia para a formação do pensamento crítico e o desenvolvimento das funções intelectuais de futuras gerações. Destaca a relação que o próprio autor estabelece entre suas concepções de geografia e de ensino, as quais permanecem centrais no debate contemporâneo sobre as perspectivas da ciência geográfica diante dos dilemas que envolvem a formação do geógrafo e professor de geografia. Assinala a preocupação com a qualidade tanto do ensino de geografia quanto da formação do professor. Aponta ainda a necessidade de superação do isolamento existente entre a formação do geógrafo e a do professor de geografia, devido à tendência de expansão de cursos de licenciatura, com variadas cargas horárias e estruturas curriculares, que, em geral, não tem assegurado o pleno domínio do pensamento científico e acadêmico do professor de geografia, não sem efeitos negativos na formação dos estudantes da escolarização básica e também na difusão do valor e da importância do trabalho do geógrafo na sociedade
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista do Departamento de Geografia - USP
- ISSN: 2236-2878
- Volume/Número/Paginação/Ano: V. Esp. 30 anos, p. 52-67, 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
MIRANDA, Maria Eliza. A atualidade de Pierre Monbeig e o direito de aprender Geografia. Revista do Departamento de Geografia - USP, p. 52-67, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0004. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Miranda, M. E. (2012). A atualidade de Pierre Monbeig e o direito de aprender Geografia. Revista do Departamento de Geografia - USP, 52-67. doi:10.7154/RDG.2012.0112.0004 -
NLM
Miranda ME. A atualidade de Pierre Monbeig e o direito de aprender Geografia [Internet]. Revista do Departamento de Geografia - USP. 2012 ; 52-67.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0004 -
Vancouver
Miranda ME. A atualidade de Pierre Monbeig e o direito de aprender Geografia [Internet]. Revista do Departamento de Geografia - USP. 2012 ; 52-67.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0004 - Olhares de jovens geógrafos para o estado, a cidade e a educação
- Meio ambiente e habitação popular: o caso do cantinho do céu
- Educação, espaço, poder
- Contribuição ao debate atual sobre a formação de professores no Brasil: pela formação de futuras gerações na perspectiva da reconstrução do sócio-cultural
- Apontamentos sobre a formação do professor-pesquisador de Geografia
- O projeto desta publicação nasceu no contexto do desenvolvimento de diversas pesquisas envolvidas... [Apresentação]
- Educação e o uso de técnicas audiovisuais: uma aplicação para o ensino de geografia com enfoque nas temáticas do meio ambiente em uma perspectiva interdisciplinar
- Aulas laboratoriais: proposições para o ensino de graduação
- O cinema e a formação de professores
- O sentido do estágio na formação inicial de professores
Informações sobre o DOI: 10.7154/RDG.2012.0112.0004 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas