Exportar registro bibliográfico


Metrics:

Certos sentidos de biblioteca escolar: efeitos de repetição e deslocamento (2013)

  • Authors:
  • Autor USP: ROMÃO, LUCÍLIA MARIA SOUSA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • DOI: 10.1590/s1518-76322013000100003
  • Subjects: BIBLIOTECA ESCOLAR; ANÁLISE DO DISCURSO; DISCURSO; MEMÓRIA
  • Language: Português
  • Abstract: A partir do embasamento teórico-analítico da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente os conceitos propostos pelo filósofo Michel Pêcheux, nós investigamos quais sentidos foram mobilizados na constituição dos discursos sobre a biblioteca escolar que circulam em três documentos oficiais, elaborados pelos órgãos de classe da Biblioteconomia e disponibilizados na Internet. Para tanto, nós apresentamos inicialmente os conceitos de memória, ideologia, formação discursiva, formação imaginária e heterogeneidade, que nos ajudaram a investigar o funcionamento discursivo presente em nosso corpus. Nele, observamos, através de nossas análises, como a memória discursiva faz com que alguns sentidos já-ditos sobre a biblioteca escolar sejam atualizados e, ao mesmo tempo, como eles podem ser rompidos, instalando o diferenteA partir del fundamento teórico-analítico del Análisis del Discurso de línea francesa, especialmente los conceptos propuestos por el filósofo Michel Pêcheux, nosotros investigamos cuales sentidos fueron movilizados en la constitución de los discursos sobre la biblioteca escolar que circulan en tres documentos oficiales, elaborados por los órganos de clase de la Biblioteconomía y puestos a disposición en la Internet. Para tanto, nosotros presentamos inicialmente los conceptos de memoria, ideología, formación discursiva, formación imaginaria y heterogeneidad, que nos ayudaron a investigar el funcionamiento discursivo presente en nuestro corpus. En él, observamos, a través de nuestros análisis, como la memoria discursiva hace con que algunos sentidos ya dichos sobre la biblioteca escolar sean actualizados y, al mismo tiempo, como ellos pueden ser rotos, instalando lo diferente
  • Imprenta:
  • Source:
  • Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.1590/s1518-76322013000100003 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by

    Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão Publicada002409539.pdfDirect link
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FERRAREZI, Ludmila e ROMÃO, Lucília Maria Sousa. Certos sentidos de biblioteca escolar: efeitos de repetição e deslocamento. Linguagem em (Dis)curso, v. 13, n. 1, p. 35-64, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1518-76322013000100003. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Ferrarezi, L., & Romão, L. M. S. (2013). Certos sentidos de biblioteca escolar: efeitos de repetição e deslocamento. Linguagem em (Dis)curso, 13( 1), 35-64. doi:10.1590/s1518-76322013000100003
    • NLM

      Ferrarezi L, Romão LMS. Certos sentidos de biblioteca escolar: efeitos de repetição e deslocamento [Internet]. Linguagem em (Dis)curso. 2013 ; 13( 1): 35-64.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1518-76322013000100003
    • Vancouver

      Ferrarezi L, Romão LMS. Certos sentidos de biblioteca escolar: efeitos de repetição e deslocamento [Internet]. Linguagem em (Dis)curso. 2013 ; 13( 1): 35-64.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1518-76322013000100003


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024