O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades (2013)
- Autores:
- Autores USP: TANI, GO - EEFE ; BASSO, LUCIANO - EEFE ; CORREIA, WALTER ROBERTO - EEFE ; CORREA, UMBERTO CESAR - EEFE
- Unidade: EEFE
- DOI: 10.1590/s1807-55092013000300016
- Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; ESPORTES; ENSINO; HABILIDADES MOTORAS; DESEMPENHO ESPORTIVO; TALENTO ESPORTIVO; APTIDÃO FÍSICA
- Idioma: Português
- Resumo: A massificação da prática esportiva começando pela escola tem sido sugerida como uma forma efi caz para transformar o Brasil numa potência no esporte de alto rendimento. O objetivo deste ensaio é analisar e refletir sobre o discurso, a realidade e as possiblidades de ensino do esporte na escola, tendo como pano de fundo a relação entre a Educação Física Escolar e o esporte de alto rendimento. Em outras palavras, fazer uma análise crítica para qualificar a vinculação escola-esporte de alto rendimento com o intuito de deixar claro o papel social da escola e a sua eventual contribuição para a formação de atletas, e para discutir as possibilidades reais de se ensinar o esporte na escola, particularmente as habilidades motoras, consideradas as condições em que ela se encontra
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
- ISSN: 1807-5509
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 27, n. 3, p. 507-518, jul./set. 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TANI, Go et al. O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 3, p. 507-518, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1807-55092013000300016. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Tani, G., Basso, L., Silveira, S. R., Correia, W. R., & Corrêa, U. C. (2013). O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 27( 3), 507-518. doi:10.1590/s1807-55092013000300016 -
NLM
Tani G, Basso L, Silveira SR, Correia WR, Corrêa UC. O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades [Internet]. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2013 ; 27( 3): 507-518.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1807-55092013000300016 -
Vancouver
Tani G, Basso L, Silveira SR, Correia WR, Corrêa UC. O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades [Internet]. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2013 ; 27( 3): 507-518.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1807-55092013000300016 - O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida
- The Choices Made by Adolescents in High School Physical Education Classes: Effects of Grade, Age, and Gender on the Type of Activity
- Relative frequency of knowledge of results and task complexity in the motor skill acquisition
- An adaptive process model of motor learning: insights for the teaching of motor skills
- Desporto, município e escola: relato de duas experiências integrativas no Estado de S. Paulo - Brasil
- Pedagogia do movimento do corpo humano
- Efeito da idade na prevalência da proficiência nas habilidaes motoras básicas: uma abordagem transversal
- Aquisição da habilidade motora rebater na educação física escolar: um estudo das dicas de aprendizagem como conteúdo de ensino
- Aumento de complexidade na aprendizagem motora: efeitos dos niveis de estabilização e os canais de desempenho
- Esporte: o fascinante palco de habilidades motoras
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1807-55092013000300016 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas