O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância (2012)
- Autores:
- Autor USP: PIRES, CAROLINA TEIXEIRA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CAP
- Assuntos: ARTE-EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL; EXPERIÊNCIAS DE VIDA; EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
- Palavras-chave do autor: Art-education; Early childhood education; Experiências lúdico-poéticas; Formação de educadores; Life experience; Playfulopoetical experiences; Primary childhoon; Primeira infância; Teacher training
- Idioma: Português
- Resumo: O universo da arte e da educação, em contextos destinados à primeira infância, constituiu o foco de estudo desta pesquisa de mestrado, que se realizou através de um íntimo dialogo entre teoria e prática. Através de entrevistas com educadores, arte-educadores e pesquisadores da infância, representantes de uma diversidade de propostas autorais, concretas, contemporâneas e significativas para a educação infantil, tanto no âmbito público como privado; colhi depoimentos que abrangeram os temas: primeira infância: memórias, características e necessidades; os educadores: sua formação e seu papel; o tempo e o espaço em contextos destinados à primeira infância; e as experiências lúdico-poéticas das crianças pequenas. Temas compreendidos como eixos estruturadores da prática cotidiana dos educadores que trabalham com a primeira infância. A documentação destes relatos, não apenas de suas experiências, mas também dos saberes construídos a partir das mesmas, teve como objetivo organizar um material de estudo que possa nutrir reflexões e proposições sobre os temas tratados, expandindo os horizontes desta área de conhecimento, ainda recente e com grande demanda de pesquisa; podendo colaborar para a qualificação das experiências vividas por crianças e educadores nas instituições de educação infantil
- Imprenta:
- Data da defesa: 25.10.2012
-
ABNT
PIRES, Carolina Teixeira. O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052013-155415/. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Pires, C. T. (2012). O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052013-155415/ -
NLM
Pires CT. O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052013-155415/ -
Vancouver
Pires CT. O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052013-155415/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas