A contextualização na formação de Professores de Química: um estudo de caso (2012)
- Autores:
- Autores USP: CORIO, PAOLA - IQ ; FERNANDEZ, CARMEN - IQ
- Unidade: IQ
- Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; QUÍMICA
- Idioma: Português
- Resumo: Neste trabalho relatamos um estudo de caso que teve como objetivo explorar os referenciais epistemológicos e pedagógicos da contextualização no âmbito da formação inicial de professores de química. O estudo, com abordagem de pesquisa qualitativa, envolveu a intervenção de um professor/pesquisador na disciplina obrigatória para Licenciatura intitulada Ensino de Química no Contexto. A intervenção foi dividida em cinco fases, a saber: conhecimento das concepções prévias, discussão de referenciais, análise de livros didáticos, elaboração de unidades didáticas e relatórios de avaliação do curso e autoavaliação. Os resultados obtidos (provenientes de questionários, relatório de avaliação do curso, auto- avaliação e observação participante) sugerem a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem e discutirem os referenciais da contextualização a partir de exemplos reais e possíveis de abordagens de ensino de química em contextos significativos e de relevância socioambiental, bem como desenvolver e avaliar materiais didáticos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
-
ABNT
CORTES JUNIOR, Lailton Passos e CORIO, Paola e FERNANDEZ, Carmen. A contextualização na formação de Professores de Química: um estudo de caso. 2012, Anais.. Campinas: ABRAPEC, 2012. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Cortes Junior, L. P., Corio, P., & Fernandez, C. (2012). A contextualização na formação de Professores de Química: um estudo de caso. In Anais. Campinas: ABRAPEC. -
NLM
Cortes Junior LP, Corio P, Fernandez C. A contextualização na formação de Professores de Química: um estudo de caso. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Cortes Junior LP, Corio P, Fernandez C. A contextualização na formação de Professores de Química: um estudo de caso. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Um estudo diagnóstico da inserção da educação ambiental na licenciatura em química da Universidade Federal da Bahia
- As representações sociais de Química Ambiental dos alunos iniciantes na graduação em Química
- Modelos em Química: usos e abordagens de estudantes de graduação
- Aspectos do conhecimento pedagógico do conteúdo durante a abordagem de modelos científicos por professores de Química
- Social representation of "environmental chemistry": contributions to chemist's and chemistry teacher's education
- O protagonismo subestimado dos íons nas transformações químicas em solução por livros didáticos e estudantes de química
- O protagonismo dos íons nas transformações químicas em solução por livros didáticos e estudantes de química
- As representações sociais de química ambiental dos alunos ingressantes no Instituto de Química da Universidade de São Paulo
- As Representações Sociais de Química Ambiental dos ingressantes na graduação do IQ-USP
- Teaching Chemistry in Brazil
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas