Exportar registro bibliográfico

Diálogos entre a fala e a escrita na produção de perfis jornalísticos em ambientes educacionais (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: MARIANO, AGNES FRANCINE DE CARVALHO - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: JORNALISMO (ESTUDO E ENSINO); LINGUAGEM JORNALÍSTICA; REDAÇÃO JORNALÍSTICA
  • Palavras-chave do autor: ensino de jornalismo; entrevista; escrita; fala; gêneros jornalísticos; interview; journalism genres; journalism teaching; perfil; profile; speech; writing
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho investiga modos de dialogia que ocorrem na passagem da fala para a escrita, durante a produção de perfis jornalísticos em ambiente educacionais. O objetivo foi identificar diferentes soluções exploradas por estudantes, a relação que estas possuem com o grau de letramento e, assim, encontrar formas de facilitar o desenvolvimento da escrita. Os dados foram coletados em duas oficinas de produção de perfis, ministradas pela autora/pesquisadora para estudantes de Comunicação de São Paulo com diferentes letramentos. O material referente a cada participante da pesquisa é composto por duas entrevistas gravadas com perfilados, dois perfis escritos e, como material suplementar, dados sobre os seus hábitos de leitura e escrita. Assumindo uma perspectiva da linguagem e da aprendizagem como indissociáveis da experiência social (Bakhtin e Vygotsky), a pesquisa parte da ideia de que o gênero jornalístico perfil, quando tornado objeto de ensino, pode contribuir em processos de desenvolvimento da escrita. Isto porque envolve interação face a face (por meio da entrevista), retextualização (passagem do oral para o escrito), além de conteúdo e estrutura composicional familiar a outros gêneros que lidam com a representação de experiências vividas. O aspecto central observado nesse corpus foi a organização tópica, especialmente como os segmentos tópicos aparecem na entrevista (oral) e no perfil (escrito). Entre as operações de retextualização (Marcuschi), foram observadas as manutenções (repetição de tópicos e de sequência dos tópicos, uso do discurso direto, etc.), as eliminações, as reformulações (reordenações dos tópicos, substituições lexicais, uso do discurso indireto) e também acréscimos (interpretações, observações, comparações).A análise dos dados constatou que há uma tendência de que a entrevista participe da produção do perfil de diferentes modos, em função do grau de maturidade do estudante como escrevente. A organização tópica da fala, em geral, desempenhou papel mais relevante entre os escreventes com menor domínio dos recursos e estratégias próprias da escrita. Verificou-se que os estudantes com maior domínio dessas estratégias utilizam a entrevista sobretudo como uma forma de interação que permite aquisição de conhecimento. Confirmada a hipótese de que, especialmente em casos de estudantes com menor fluência, a organização tópica da fala tende a orientar significativamente a organização tópica da escrita, os resultados permitem sugerir formas específicas de organização do ensino para incentivar/estimular produções mais complexas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.08.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARIANO, Agnes Francine de Carvalho. Diálogos entre a fala e a escrita na produção de perfis jornalísticos em ambientes educacionais. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18112013-160243/. Acesso em: 12 maio 2024.
    • APA

      Mariano, A. F. de C. (2013). Diálogos entre a fala e a escrita na produção de perfis jornalísticos em ambientes educacionais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18112013-160243/
    • NLM

      Mariano AF de C. Diálogos entre a fala e a escrita na produção de perfis jornalísticos em ambientes educacionais [Internet]. 2013 ;[citado 2024 maio 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18112013-160243/
    • Vancouver

      Mariano AF de C. Diálogos entre a fala e a escrita na produção de perfis jornalísticos em ambientes educacionais [Internet]. 2013 ;[citado 2024 maio 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18112013-160243/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024