Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças com dislexia (2008)
- Autores:
- Autor USP: SCHOCHAT, ELIANE - FM
- Unidade: FM
- Assuntos: DISLEXIA; AUDIÇÃO (PROCESSAMENTO); COMPORTAMENTO (AVALIAÇÃO); RESUMOS (EVENTOS)
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução e Objetivo: Pesquisas mostram que os transtornos de leitura podem estar relacionados ao transtorno do Processamento Auditivo. Apesar disso, não se sabe exatamente quais habilidades auditivas podem interferir nesta relação. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar o desempenho de crianças com dislexia em testes comportamentais de Processamento Auditivo.Métodos: O grupo estudo é formado por 10 crianças e o grupo controle também é formado por 10 crianças, sendo que as do grupo estudo são crianças com dislexia, encaminhados pela Associação Brasileira de Dislexia. Ambos os grupos foram submetidos a uma Avaliação Audiológica básica (Audiometria Tonal, Vocal e Imitanciometria) e Avaliação Comportamental do Processamento Auditiva, composta pelos seguintes testes: Fala com ruído auditivo, Dicótico de Dígitos e Padrão de Freqüência (Musiek).Resultados: Todas as crianças do grupo estudo (100%) apresentaram resultados dentro dos padrões da normalidade no teste Fala com Ruído, 60% apresentou alterações no teste Dicótico de Dígitos e 80% apresentou alterações no teste Padrão de Frequência. Em relação ao grupo controle, todas as crianças (100%) apresentaram resultados dentro dos padrões da normalidade para os testes Fala com Ruído e Dicótico de Dígitos e 50% apresentaram resultados alterados no teste Padrão de Frequência. Conclusão: Crianças com dislexia apresentaram alterações nos Testes Dicóticos de Dígitos e Padrão de Frequência sugerindo a existência de uma relação entre as habilidades de integração binaural e temporais com o transtorno de leitura
- Imprenta:
- Editora: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2008
- Fonte:
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
ABDO, Anila Gabriela Rotger e SCHOCHAT, Eliane. Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças com dislexia. 2008, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=649&tid=1. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Abdo, A. G. R., & Schochat, E. (2008). Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças com dislexia. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Recuperado de http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=649&tid=1 -
NLM
Abdo AGR, Schochat E. Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças com dislexia [Internet]. Anais. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=649&tid=1 -
Vancouver
Abdo AGR, Schochat E. Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças com dislexia [Internet]. Anais. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=649&tid=1 - Percepção de fala em perdas auditivas neurossensoriais
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