A paixão e a ética burguesa: os mecanismos de expressão do preconceito (2013)
- Autores:
- Autor USP: LOPONDO, LILIAN - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Assuntos: ANÁLISE DO DISCURSO; PRECONCEITO
- Idioma: Português
- Resumo: O DISCURSO SE CONSTRÓI NAS PRÁTICAS SOCIAIS, VEICULANDO O DITO, COBRINDO O SIGNO COM NOVOS SENTIDOS, EM UMA ININTERRUPTA TESSITURA DE VALORES, NA QUAL É POSSÍVEL APREENDER O JOGO DE INTENÇÕES, DE IMPLÍCITOS, DE SUBENTENDIDOS, QUE AFIRMAM VERDADES, QUE AS POLEMIZAM, QUE EXPLICITAM E/OU MASCARAM PRECONCEITOS, ENFIM, QUE DESVELAM A INQUIETAÇÃO DA ALMA HUMANA EM BUSCA DO AUTOCONHECIMENTO. A PARTIR DE UM ENFOQUE METODOLÓGICO LINGUÍSTICO-DISCURSIVO, AMPARADO NOS ESTUDOS DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM, ESPECIALMENTE EM MIKHAIL BAKHTIN, E DA TEORIA DA LINGUAGEM, DANDO PREVALÊNCIA ÀS TEORIAS DE KARL BÜHLER E KÄTE HAMBURGER, ESTE TRABALHO PRETENDE EXAMINAR OS RECURSOS DE EXPRESSÃO QUE ATUAM COMO INSTRUMENTO DE VEICULAÇÃO DO PRECONCEITO E DE CONDENAÇÃO DO OUTRO AO OSTRACISMO. “VESTIDO COR DE FOGO”, CONTO DE JOSÉ RÉGIO, PUBLICADO PELO ESCRITOR PORTUGUÊS EM 1946, É O CORPUS ESCOLHIDO PARA ESTA ANÁLISE. NO EXAME DO TEXTO, OBSERVAREMOS QUE OS CIRCUNLÓQUIOS, AS EXPRESSÕES DUBITATIVAS, AS FRASES TRUNCADAS E, EM PARTICULAR, A DÊIXIS MANIFESTAM UM POSICIONAMENTO MACHISTA E PRECONCEITUOSO DA PERSONAGEM-NARRADOR, FUNDAMENTADO NA CONCEPÇÃO PATRIARCAL. DESTA PERSPECTIVA, ELE CONSTRÓI UMA IMAGEM IDEALIZADA DA MULHER QUE NÃO SE AJUSTA À PESSOA DE MARIA EUGÊNIA, SUA ESPOSA.MEDIANTE A REMEMORAÇÃO, O MARIDO, QUE NÃO É NOMEADO, ASSUME A INSTÂNCIA NARRATIVA E RESGATA O PASSADO, IMBRICANDO COM VALORES DO PRESENTE. A DISTÂNCIA TEMPORAL ENTRE O “EU NARRANTE” E O “EU NARRADO” (TERMOS CUNHADOS POR STANZEL) NÃO PRODUZ UMA MUDANÇA EXISTENCIAL NO PROTAGONISTA, AO CONTRÁRIO, DA INTRINCADA DIALÉTICA ENTRE OS PRECONCEITOS BURGUESES ALICERÇADOS NO MITO MARIAL E A INTENSA ATRAÇÃO PELA ESPOSA, MASCARA-SE O CONFLITO ENTRE O ESPIRITUAL E O CARNAL, ERIGE-SE UM RETRATO MÍOPE DA REALIDADE, EM QUE O NARRADOR-PERSONAGEM PRETENDE DISTINGUIR A PRETENSA VIDA MARGINAL DA ESPOSA, DA SUA, EMBALADA POR MOTIVAÇÕES MORALISTAS QUE TRAZEM À RÉDEA SEUS CONFLITOS INTERIORES, SUAS FRUSTRAÇÕES. NO EXAME DOS MECANISMOS DE EXPRESSÃO MENCIONADOS, MOSTRAREMOS A TENSÃO DO PROTAGONISTA, QUE SE DISTANCIA DA REALIDADE PROSAICA E SE FECHA PARA O MUNDO OUTRO: NEGA-LHE A VOZ E CONDENA-O AO OSTRACISMO.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Programação e resumos
- Volume/Número/Paginação/Ano: julho 2013
- Nome do evento: Seminário do GEL
-
ABNT
ALVAREZ, Aurora Gedra Ruiz e LOPONDO, Lilian. A paixão e a ética burguesa: os mecanismos de expressão do preconceito. 2013, Anais.. São Paulo: GEL, 2013. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Alvarez, A. G. R., & Lopondo, L. (2013). A paixão e a ética burguesa: os mecanismos de expressão do preconceito. In Programação e resumos. São Paulo: GEL. -
NLM
Alvarez AGR, Lopondo L. A paixão e a ética burguesa: os mecanismos de expressão do preconceito. Programação e resumos. 2013 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Alvarez AGR, Lopondo L. A paixão e a ética burguesa: os mecanismos de expressão do preconceito. Programação e resumos. 2013 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Gestus e inquisicao: o judeu , de bernardo santareno
- Vilamaninhos , o drama de toda a humanidade
- Facanhas do amor e da morte estao de volta
- A duplicação da narrativa e a duplicação do ser: Nenhum olhar, de José Luís Peixoto
- A narrativa contemporânea: intertextualidades
- Uma peregrinação pelas ruas da cidade: A história dos ossos, de Alberto Martins
- O discurso da exclusão: um estudo da dêixis no texto literário
- A imagem feminina em histórias de Rosa Brava
- Memória e ficção em Navegação de cabotagem e em Cadernos de Lanzarote
- Que tal dar um passeio pelo pais dos elefantes ?
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas