Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva (2013)
- Authors:
- USP affiliated authors: TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI - FOB ; YAMADA, MIDORI OTAKE - HRAC ; BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB ; NARDI, CAMILA GUEDES DE AZEVEDO - HRAC ; FERRARI, JULIANA BROCCO - HRAC ; MORETTI, CIBELLE NUNES - HRAC
- Unidades: FOB; HRAC
- DOI: 10.1590/S1516-18462013005000051
- Subjects: PERDA AUDITIVA; COGNIÇÃO; DESENVOLVIMENTO INFANTIL
- Language: Português
- Abstract: OBJETIVO: avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com diagnóstico de deficiência auditiva. MÉTODO: participaram do estudo 50 crianças com diagnóstico de deficiência auditiva, com idade média de 16,1 meses, de ambos os gêneros. Empregou-se a entrevista semi-estruturada com os pais para a obtenção da história de vida da criança, a Escala de Desenvolvimento Comportamental e a Escala de Avaliação da Reação de Retração do Bebê. RESULTADO: o estudo identificou 80% das crianças com perda auditiva profunda bilateral. O Quociente de Desenvolvimento na normalidade ocorreu em 76% da amostra, sendo as funções da linguagem e pessoal-social, as mais prejudicadas. Os níveis de ajustamento afetivo e interacional foram caracterizados pelas reações de alarme para problemas de interação pessoal-social. CONCLUSÃO: as competências defasadas de habilidades verbais e não-verbais mostraram implicações no desenvolvimento cognitivo, sugestivas da condição da criança com perda auditiva e dos fatores de risco associados, com limitação circunstancial a trocas comunicativas que promovem o desenvolvimento de competências adaptativas e o fortalecimento da auto-estima para as relações
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- Título do periódico: Revista CEFAC
- ISSN: 1516-1846
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. 6, p. 1475-1481, nov./dez. 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi et al. Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva. Revista CEFAC, v. no/dez. 2013, n. 6, p. 1475-1481, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462013005000051. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Tabaquim, M. de L. M., Nardi, C. G. de A., Ferrari, J. B., Moretti, C. N., Yamada, M. O., & Bevilacqua, M. C. (2013). Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva. Revista CEFAC, no/dez. 2013( 6), 1475-1481. doi:10.1590/S1516-18462013005000051 -
NLM
Tabaquim M de LM, Nardi CG de A, Ferrari JB, Moretti CN, Yamada MO, Bevilacqua MC. Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva [Internet]. Revista CEFAC. 2013 ; no/dez. 2013( 6): 1475-1481.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-18462013005000051 -
Vancouver
Tabaquim M de LM, Nardi CG de A, Ferrari JB, Moretti CN, Yamada MO, Bevilacqua MC. Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva [Internet]. Revista CEFAC. 2013 ; no/dez. 2013( 6): 1475-1481.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-18462013005000051 - A relação mãe-bebê com deficiência auditiva no processo de diagnóstico
- A relação mãe-bebê com deficiência auditiva no processo de diagnóstico
- Hospitalização & qualidade do vínculo mãe-bebê: bebês com sequência de Pierre Robin hospitalizados em Unidade Semi-Intensiva
- Visual: constructive dyspraxia of children with cleft lip and palate
- A prova gráfica de organização perceptiva para crianças de quatro a seis anos deficientes auditivas
- Família da criança deficiente auditiva: características e recursos
- O desenho da figura humana em crianças com implante coclear e escolaridade
- O papel do psicólogo no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
- A experiência do adolescente usuário de implante coclear
- A vivência da criança com implante coclear
Informações sobre o DOI: 10.1590/S1516-18462013005000051 (Fonte: oaDOI API)
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