Motivação e ginástica artística no contexto extracurricular (2010)
- Autores:
- Autor USP: NUNOMURA, MYRIAN - EEFERP
- Unidade: EEFERP
- DOI: 10.20396/conex.v8i3.8637731
- Assuntos: GINÁSTICA ARTÍSTICA; EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; MOTIVAÇÃO DO ALUNO
- Idioma: Português
- Resumo: As atividades extracurriculares nas escolas de ensino formal vêm crescendo progressivamente, principalmente, devido aos interesses econômicos e familiares, que desejam que as crianças e os jovens permaneçam, o maior tempo possível, inserida num ambiente que favoreça o cultivo de valores educativos, morais e de cidadania. O Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana/SP oferece, desde 2003, diversas atividades, sendo nosso foco de interesse a ginástica artística (GA), pois o número de adeptos foi crescente nos últimos anos, o que instigou nossa curiosidade pelos motivos que levariam as crianças a optarem por esta. Para tanto, realizamos uma entrevista semi-estruturada com 54 alunos participantes dessas aulas sobre os motivos que os levaram a optar pela atividade em questão. Para analise dos dados foi utilizado a técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Como resultados, encontramos dois grandes grupos de motivos: os extrínsecos (aspectos sociais; mídia; família, ambiente físico; saúde; professor e treinamento de alto nível) e os intrínsecos (competência esportiva; prazer pela pratica; auto-superação; aspectos lúdicos). Quando atividades extracurriculares são propostas, ou seja, atividades opcionais em que o indivíduo se envolve por interesse próprio e diferentes motivos, é importante que o professor compreenda as razões do envolvimento para que possa intervir de forma pontual e efetiva. Assim, aumentam-se as chances de que os métodos e as atividades se aproximem aos interesses, necessidades e expectativas de cada um dos envolvidos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP
- ISSN: 1983-9030
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 8, n. 3, p. 124-145, 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
CARBINATTO, Michele Viviene et al. Motivação e ginástica artística no contexto extracurricular. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 8, n. 3, p. 124-145, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v8i3.8637731. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Carbinatto, M. V., Tsukamoto, M. H. C., Lopes, P., & Nunomura, M. (2010). Motivação e ginástica artística no contexto extracurricular. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, 8( 3), 124-145. doi:10.20396/conex.v8i3.8637731 -
NLM
Carbinatto MV, Tsukamoto MHC, Lopes P, Nunomura M. Motivação e ginástica artística no contexto extracurricular [Internet]. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. 2010 ; 8( 3): 124-145.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.20396/conex.v8i3.8637731 -
Vancouver
Carbinatto MV, Tsukamoto MHC, Lopes P, Nunomura M. Motivação e ginástica artística no contexto extracurricular [Internet]. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. 2010 ; 8( 3): 124-145.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.20396/conex.v8i3.8637731 - Ginástica olímpica feminina: talento e a especialização em busca de equilíbrio
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Informações sobre o DOI: 10.20396/conex.v8i3.8637731 (Fonte: oaDOI API)
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