A bicicleta nas viagens cotidianas do Município de São Paulo (2014)
- Authors:
- Autor USP: MALATESTA, MARIA ERMELINA BROSCH - FAU
- Unidade: FAU
- Sigla do Departamento: AUP
- Subjects: BICICLETAS; TRANSPORTES; CICLOVIAS (INFRA-ESTRUTURA;PLANEJAMENTO); CICLOVIAS (LEGISLAÇÃO); POLÍTICAS PÚBLICAS
- Language: Português
- Abstract: O fenômeno do recente crescimento do uso da bicicleta no Município de São Paulo, cidade não propriamente amigável à sua utilização, merece uma reflexão cuidadosa, baseada na análise detalhada dos motivos que realmente induziram esta situação. É importante que a avaliação destes fatos não induza a crer que sejam seus únicos e principais motivos o atual momento de consciência sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e a valorização de políticas que envolvam o conceito de independência de utilização de recursos naturais. No caso paulistano, a bicicleta tem sido uma saída espontânea encontrada por um setor específico da população, como tentativa de contornar a crônica má qualidade presente na mobilidade cotidiana da cidade, decorrência direta da deficiência dos serviços de transporte público existentes. Pode-se afirmar que a constatação do aumento de uso da bicicleta em São Paulo tem sensibilizado o poder público e a sociedade, induzindo à realização de ações para seu estímulo e consolidação. Assim estão em alta como políticas públicas de transporte sustentando sua viabilidade, experiências consolidadas e bem sucedidas de muitas metrópoles no mundo, onde já se afirmou como uma boa opção de mobilidade. Entretanto esta visão poderia se tornar equivocada e comprometer o atendimento ao que é realmente necessário para uma metrópole como São Paulo, se não for precedida ou acoplada à reestruturação de todo o sistema de transportes públicos paulistanos, de forma a promover o salto de qualidade e de eficiência exigidos. Neste processo o papel da mobilidade cicloviária é muito importante e poderá ser consolidado como elemento agregador desde que respeitadas e bem exploradas suas características.
- Imprenta:
- Data da defesa: 26.03.2014
-
ABNT
MALATESTA, Maria Ermelina Brosch. A bicicleta nas viagens cotidianas do Município de São Paulo. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-04062014-102731/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Malatesta, M. E. B. (2014). A bicicleta nas viagens cotidianas do Município de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-04062014-102731/ -
NLM
Malatesta MEB. A bicicleta nas viagens cotidianas do Município de São Paulo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-04062014-102731/ -
Vancouver
Malatesta MEB. A bicicleta nas viagens cotidianas do Município de São Paulo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-04062014-102731/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas