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Quantificação das solicitações dinâmicas de veículos rodoviários de carga sobre os pavimentos através do programa Trucksim (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: GARBIN, PATRÍCIA THEODOROVSKI - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assuntos: RODOVIAS; PAVIMENTOS FLEXÍVEIS; VEÍCULOS DE CARGA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O desenvolvimento de novas técnicas de dimensionamento, construção e gerência de pavimentos requer o conhecimento dos efeitos dinâmicos da interação veículo-via, que dependem da irregularidade longitudinal do pavimento e de fatores associados ao veículo, como o espaçamento entre eixos, a velocidade de operação, caraterísticas de suspensão, a pressão de enchimento dos pneus e o tipo de rodagem dos eixos traseiros (rodagem dupla ou simples). Esta pesquisa tem por objetivo principal a quantificação das solicitações dinâmicas de veículos rodoviários de carga sobre os pavimentos, mediante utilização do programa computacional TruckSim e visa a quantificação dos efeitos dos fatores carga por eixo, tipo de veículo, velocidade dos veículos e irregularidade longitudinal sobre o desempenho dos pavimentos. Os resultados mostram que os efeitos dinâmicos, particularmente quando os pavimentos estão em condição ruim (IRI superior a 4), têm potencial de intensificar as forças atuantes na via em até 280%, considerando-se um excesso de carga de 7,5%, que é a tolerância estabelecida pela legislação brasileira, e que, de uma maneira global, podem reduzir a vida em serviço de um pavimento em até 87%
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.08.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      GARBIN, Patrícia Theodorovski. Quantificação das solicitações dinâmicas de veículos rodoviários de carga sobre os pavimentos através do programa Trucksim. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-10102014-172418/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Garbin, P. T. (2014). Quantificação das solicitações dinâmicas de veículos rodoviários de carga sobre os pavimentos através do programa Trucksim (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-10102014-172418/
    • NLM

      Garbin PT. Quantificação das solicitações dinâmicas de veículos rodoviários de carga sobre os pavimentos através do programa Trucksim [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-10102014-172418/
    • Vancouver

      Garbin PT. Quantificação das solicitações dinâmicas de veículos rodoviários de carga sobre os pavimentos através do programa Trucksim [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-10102014-172418/

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