Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais (2014)
- Authors:
- Autor USP: ALBUQUERQUE, LINDOLFO GALVAO DE - FEA
- Unidade: FEA
- DOI: 10.7784/rbtur.v8i2.727
- Subjects: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESEMPENHO ORGANIZACIONAL; HOTELARIA
- Language: Português
- Abstract: O objetivo geral desta pesquisa foi estabelecer relações entre configurações de estratégias de gestão de pessoas, capacidades organizacionais e desempenho organizacional na hotelaria. Foi desenvolvido um estudo descritivo e relacional, de abordagem quantitativa, nos hotéis dos principais destinos turísticos de quatro estados do Nordeste do Brasil. As relações encontradas confirmam a sobreposição proposta por Cameron e Quinn (2006) entre as estratégias de gestão de pessoas do Modelo de Valores Competitivos e as capacidades organizacionais do Modelo de Múltiplos Papéis de Ulrich (1998). Análises complementares atestaram que os hotéis que conseguem desenvolver as quatro capacidades organizacionais de forma equilibrada alcançam um desempenho superior
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
- ISSN: 1982-6125
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 8, n. 2, p. 340-360, set./dez. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
BARRETO, Leilianne Michelle Trindade da Silva e ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de e MEDEIROS, Carlos Alberto Freire. Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 8, n. 2, p. 340-360, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.727. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Barreto, L. M. T. da S., Albuquerque, L. G. de, & Medeiros, C. A. F. (2014). Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8( 2), 340-360. doi:10.7784/rbtur.v8i2.727 -
NLM
Barreto LMT da S, Albuquerque LG de, Medeiros CAF. Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais [Internet]. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. 2014 ; 8( 2): 340-360.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.727 -
Vancouver
Barreto LMT da S, Albuquerque LG de, Medeiros CAF. Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais [Internet]. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. 2014 ; 8( 2): 340-360.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.727 - Comprometimento organizacional: um estudo de suas relações com características organizacionais e desempenho nas empresas hoteleiras
- Gestão de pessoas e estratégia
- Uma análise da pesquisa sobre avaliação de resultados em gestão de pessoas na atualidade
- Gestão de pessoas pelo desenvolvimento do comprometimento organizacional: uma abordagem holística e simultânea dos determinantes envolvidos no processo
- A construção de uma declaração de valores corporativos compartilhados: o caso da Copel
- As relações de comprometimento com características organizacionais e desempenho das empresas: respostas à Richard T. Mowday
- Fim de caso. [Depoimento]
- Gestão estratégica de recursos humanos em ambiente de redes de inovação: um estudo de caso da líder mundial na área de biotecnologia em produção de enzimas
- Necessidade de aperfeiçoar conhecimentos é continua. [Depoimento]
- Avaliação dos impactos da estratégia de gestão de pessoas
Informações sobre o DOI: 10.7784/rbtur.v8i2.727 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas