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Movimentos e práticas epistêmicos e suas relações com a construção de argumentos nas aulas de ciências (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: VALLE, MARIANA GUELERO DO - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: ARGUMENTAÇÃO; EPISTEMOLOGIA
  • Palavras-chave do autor: Argumentação; Argumentation; Epistemic moves; Epistemic practices; Language; Linguagem; Movimentos epistêmicos; Práticas epitêmicas
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho tem como objetivo central compreender as possíveis relações entre os movimentos e práticas epistêmicos produzidos pelo professor e por alunos e a construção de argumentos. Apresentamos a análise das interações discursivas entre uma professora de ciências e alunos de sétimo ano do ensino fundamental ao longo de uma sequência didática intitulada O problema do costão rochoso. A metodologia foi feita a partir de uma abordagem qualitativa e envolveu a análise das transcrições das aulas registradas em vídeo. A sequência didática se baseou no modelo de teorias competitivas, em que são apresentadas hipóteses que podem sustentar uma afirmação. Além de escolher qual hipótese seria a adequada, os alunos deveriam também elaborar justificativas sobre as escolhas que fizeram. As análises realizadas abrangeram a identificação das relações entre tempo e práticas científicas escolares ou de exposição processual; identificação dos movimentos e práticas epistêmicos oriundos da interação entre professora e alunos; identificação do produto e processo argumentativos e análise comparativa dos discursos orais e escritos dos alunos durante a resolução do problema proposto. Foi possível constatar que as práticas epistêmicas muitas vezes especificam o movimento epistêmico evidenciando o objetivo a que ele se propõe, pois o mesmo movimento epistêmico pode estar relacionado a práticas epistêmicas diferentes. Na segunda parte da aula foram encontradas práticas epistêmicas referentes àconstrução de argumentos, as quais se relacionam principalmente à avaliação do argumento e à verificação da interpretação de dados/evidências. Os alunos de maneira geral, por meio das interações discursivas, e do papel mediador do professor, foram capazes de identificar os dados, organizar as informações e escolher uma das hipóteses, e produziram discursos orais e escritos, os quais apresentaram características bastante distintas em relação a estrutura e composição
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.05.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      VALLE, Mariana Guelero do. Movimentos e práticas epistêmicos e suas relações com a construção de argumentos nas aulas de ciências. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-104240/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Valle, M. G. do. (2014). Movimentos e práticas epistêmicos e suas relações com a construção de argumentos nas aulas de ciências (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-104240/
    • NLM

      Valle MG do. Movimentos e práticas epistêmicos e suas relações com a construção de argumentos nas aulas de ciências [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-104240/
    • Vancouver

      Valle MG do. Movimentos e práticas epistêmicos e suas relações com a construção de argumentos nas aulas de ciências [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-104240/

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