Exportar registro bibliográfico

Práticas de leitura no teatro de grupo: aproximações com a escola (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: SOARES, MEI HUA - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE LEITORES; TEATRO; LEITURA
  • Palavras-chave do autor: Formação; Formation; Group theater; Práticas de leitura; Reading pratices; Teatro de grupo
  • Idioma: Português
  • Resumo: Visando estabelecer pontos de contato entre leitura, teatro e educação, a presente pesquisa tem por objetivo investigar práticas de leitura envolvidas nos processos criativos de grupos de teatro, especificamente a Cia. Paidéia de Teatro (Cia. Jovem Paidéia) e a Cia. Antropofágica (PY). Essas duas companhias integram o atual teatro de grupo paulistano e foram contempladas pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo ao longo de algumas edições. Na primeira etapa da pesquisa, foram realizadas observações e entrevistas junto aos grupos teatrais em questão (pesquisa de campo). Ainda nessa etapa foi feito um levantamento no Acervo do Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A leitura dos projetos dos demais grupos de teatro contemplados pela lei forneceu maior compreensão das ações culturais decorrentes do programa, bem como do panorama teatral delineado por essa política pública. A busca pelo entendimento do funcionamento do programa e dos grupos fomentados, aliada aos estudos sobre leitura nos grupos de teatro (in locu), forneceu subsídios que sustentam uma de nossas hipóteses de pesquisa: a configuração de práticas culturais dentre elas, a relacionada à leitura advinda do Programa de Fomento ao Teatro. A partir da coleta de dados e do referencial teórico adotado, a figura do líder surge como fundamental na condução das práticas coletivas de leitura, cuja mediação, segundo a análise, fundamenta-se em formação literária,cultural e política ampla por parte dos diretores teatrais. Elementos como o improviso, o trabalho com o corpo, com a escuta, e a formação pela ação e pela experiência, entre outros aspectos, também trazem implicações às práticas de leitura. Por fim, nosso estudo está centrado na ideia de que as práticas teatrais de leitura desenvolvidas por grupo que mantêm, como integrantes em seus núcleos de formação, jovens em faixa etária escolar possam iluminar as práticas escolares de leitura
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.05.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SOARES, Mei Hua. Práticas de leitura no teatro de grupo: aproximações com a escola. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-140021/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Soares, M. H. (2014). Práticas de leitura no teatro de grupo: aproximações com a escola (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-140021/
    • NLM

      Soares MH. Práticas de leitura no teatro de grupo: aproximações com a escola [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-140021/
    • Vancouver

      Soares MH. Práticas de leitura no teatro de grupo: aproximações com a escola [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-140021/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024