Naming new stimuli after selection by exclusion (2013)
- Authors:
- Autor USP: COSTA, ALINE ROBERTA ACEITUNO DA - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/1982-43272355201309
- Subjects: APRENDIZAGEM; CRIANÇAS; VOCABULÁRIO
- Language: Inglês
- Abstract: O responder por exclusão em tarefas de escolha de acordo com o modelo é um dos padrões mais robustos do comportamento humano. Contudo, uma única resposta por exclusão não assegura a aprendizagem da relação arbitrária entre dois estímulos. O presente estudo teve por objetivo investigar a quantidade de exposição necessária até que oito pré-escolares nomeassem duas figuras novas emparelhadas, por exclusão, a palavras novas. Após o estabelecimento de uma linha de base de emparelhamentos entre figuras e palavras ditadas, duas palavras novas eram introduzidas em sondas de exclusão. Em cada sonda, uma palavra nova era ditada e uma figura nova era apresentada entre outras figuras definidas experimentalmente. Sondas em tarefas de emparelhamento e de nomeação das figuras mostraram aprendizagem das relações condicionais e emergência da nomeação depois de três a 10 tentativas de exclusão. A nomeação correta tendeu a ocorrer de forma mais regular quando a fase de ensino estabeleceu controle de estímulos por seleçãoEl responder por exclusión en tareas de igualación a la muestra es uno de los patrones más robustos del comportamiento humano. No obstante, una única respuesta por exclusión no garantiza el aprendizaje de la relación arbitraria entre dos estímulos. El presente estudio investigó la cantidad de exposiciones necesarias para que ocho estudiantes preescolares nominaran dos figuras nuevas emparejadas, por exclusión, con palabras nuevas. Después del establecimiento de una línea de base de emparejamientos entre figuras y palabras dictadas, dos palabras nuevas eran introducidas en pruebas de exclusión. En cada prueba, una palabra nueva era dictada y una figura nueva presentada entre otras definidas. Pruebas de aprendizaje en tareas de igualación al modelo y de nominación de las figuras mostraron que la nominación emergió después de tres a 10 ensayos de exclusión. Se observó que la nominación correcta ocurrió de forma más fidedigna cuando el control era por selección
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2013
- Source:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
COSTA, Aline Roberta Aceituno da et al. Naming new stimuli after selection by exclusion. Paidéia, v. 23, n. 55, p. 217-224, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-43272355201309. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Costa, A. R. A. da, Grisante, P. C., Domeniconi, C., Rose, J. C. C. de, & Souza, D. das G. de. (2013). Naming new stimuli after selection by exclusion. Paidéia, 23( 55), 217-224. doi:10.1590/1982-43272355201309 -
NLM
Costa ARA da, Grisante PC, Domeniconi C, Rose JCC de, Souza D das G de. Naming new stimuli after selection by exclusion [Internet]. Paidéia. 2013 ; 23( 55): 217-224.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-43272355201309 -
Vancouver
Costa ARA da, Grisante PC, Domeniconi C, Rose JCC de, Souza D das G de. Naming new stimuli after selection by exclusion [Internet]. Paidéia. 2013 ; 23( 55): 217-224.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-43272355201309 - Oficina para professores sobre estimulação da linguagem oral e escrita via contação de histórias
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Informações sobre o DOI: 10.1590/1982-43272355201309 (Fonte: oaDOI API)
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