Exportar registro bibliográfico

Vento da mudança: estudo de caso sobre a adoção de ambientes virtuais no ensino presencial em contabilidade (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: NOGUEIRA, DANIEL RAMOS - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAC
  • Subjects: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; CONTABILIDADE; ENSINO SUPERIOR
  • Keywords: Accounting; Educational technology; Higher education; Professors
  • Language: Português
  • Abstract: A tecnologia integra a cada dia mais a rotina das pessoas com os tablets, smartphones, computadores etc. Contudo, pesquisas demonstram que o uso da tecnologia no ambiente educacional, inclusive nos cursos superiores em Ciências Contábeis, ainda é reduzido. Em algumas instituições públicas de ensino superior é possível encontrar estrutura tecnológica adequada, alunos da chamada Geração Y com apreço por tecnologia e professores que demonstrem interesse em adotar tecnologia. No entanto, a adoção dos recursos tecnológicos nos cursos de Ciências Contábeis ainda está em estágio inicial. Ciente deste contexto, buscou-se nesta pesquisa analisar os fatores que estão relacionados com a adoção e o uso da tecnologia pelos docentes em Ciências Contábeis. Tecnologia é um termo amplo e nesta pesquisa optou-se por dar enfoque ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é uma ferramenta que disponibiliza uma série de recursos ao professor para uso em atividades síncronas e assíncronas. A pesquisa tem como base o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), que foi desenvolvido para explicar o processo de adoção de tecnologia, e acrescentou-se a esse modelo um novo fator específico para o contexto educacional, Concepção Pedagógica, visando contribuir com o quadro teórico dos modelos de adoção de tecnologia e verificar a validade do modelo no contexto brasileiro. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, sob a forma de estudo de caso em uma importante etradicional universidade pública brasileira, com a coleta de dados por meio de entrevistas realizadas com dez professores do curso de graduação em Ciências Contábeis na modalidade presencial que utilizam o AVA, três responsáveis técnicos pelos ambientes disponíveis, o Coordenador do Curso e o Chefe do Departamento. Com a análise pode-se constatar a presença marcante do fator Expectativa de Desempenho em todos os docentes pesquisados, demonstrando ser um fator relevante em conformidade com a literatura. A Expectativa de Esforço e a Influência Social demonstraram-se relevantes para alguns professores e não para outros. A Expectativa de Esforço foi mais significativa para os docentes com menor experiência com tecnologia, não sofrendo impacto da idade ou gênero. Notou-se também que professores com uso avançado do ambiente podem influenciar professores com menor uso ao trabalharem juntos. As condições facilitadoras do ambiente permitiram a adoção dos ambientes, proporcionando estrutura e suporte adequado. O fator Concepção Pedagógica não demonstrou relação com o processo de adoção, visto que professores com ensino centrado no aluno e docentes com perfil de ensino centrado no professor adotaram igualmente o AVA. No tocante a relação entre a Concepção Pedagógica e o uso do ambiente pode-se notar uma associação, visto que docentes com perfil de ensino centrados no professor (tradicional) tendem a utilizar o AVA apenas para disponibilização de arquivos e envio de mensagens, enquantoprofessores com perfis de ensino centrado no aluno utilizam um número maior de recursos. A partir dos resultados, contribui-se com o quadro teórico demonstrando indícios que a Concepção Pedagógica aplicada ao modelo UTAUT não tem relação com a decisão de adoção do ambiente, mas demonstra relação com o uso deste
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.09.2014
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      NOGUEIRA, Daniel Ramos. Vento da mudança: estudo de caso sobre a adoção de ambientes virtuais no ensino presencial em contabilidade. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05112014-161527/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Nogueira, D. R. (2014). Vento da mudança: estudo de caso sobre a adoção de ambientes virtuais no ensino presencial em contabilidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05112014-161527/
    • NLM

      Nogueira DR. Vento da mudança: estudo de caso sobre a adoção de ambientes virtuais no ensino presencial em contabilidade [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05112014-161527/
    • Vancouver

      Nogueira DR. Vento da mudança: estudo de caso sobre a adoção de ambientes virtuais no ensino presencial em contabilidade [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05112014-161527/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024