Temperamento de crianças na abordagem de Rothbart: estudo de revisão sistemática (2013)
- Autores:
- Autor USP: LINHARES, MARIA BEATRIZ MARTINS - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.1590/s1413-73722013000400006
- Assuntos: PERSONALIDADE; CRIANÇAS; DESENVOLVIMENTO INFANTIL; REVISÃO SISTEMÁTICA
- Idioma: Português
- Resumo: O temperamento é definido pelas diferenças individuais na reatividade e autorregulação, tendo composição biológica e podendo ser influenciado pelo ambiente. O modelo psicobiológico de Mary Rothbart tem sido amplamente utilizado no estudo do temperamento. O objetivo desse estudo foi revisar sistematicamente a literatura indexada publicada nos anos de 2008 a 2011 que trata do temperamento de crianças no período do nascimento até a idade escolar, de acordo com a abordagem de Rothbart. As bases de dados utilizadas foram PubMed, PsycINFO, Scielo e Lilacs. Foram encontrados 25 artigos, os quais foram analisados por três pesquisadores quanto aos aspectos objetivo, amostra, instrumentos, resultados e conclusões. As amostras dos estudos foram predominantemente crianças norte-americanas (48%) e europeias (32%), avaliadas, em sua maioria, nos primeiros três anos de idade. A maioria dos estudos (92%) avaliou o temperamento da criança por meio de questionários de heterorrelato, sendo as mães as principais informantes. Os resultados mostraram, de um lado, a relação entre temperamento e indicadores biológicos da criança (oito estudos)m e de outro, a associação entre temperamento e características do contexto familiar (sete estudos). A relação entre temperamento e características do comportamento ou personalidade foi encontrada em quatro estudos. Os demais estudos mostraram associação entre temperamento e transtornos/síndromes, contexto familiar/escolar ou nível socioeconômico/imigração. Nos achados verificou-se que o temperamento nas fases iniciais de desenvolvimento da criança, de acordo com o modelo de Rothbart, mostrou associação com características da personalidade, problemas de comportamento e psicopatologias, podendo ser moderado por interações com o ambiente familiar
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia em Estudo
- ISSN: 1413-7372
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 18, n. 4, p. 633-645, 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
LINHARES, Maria Beatriz Martins e DUALIBE, Aline Limiéri e CASSIANO, Rafaela Guilherme Monte. Temperamento de crianças na abordagem de Rothbart: estudo de revisão sistemática. Psicologia em Estudo, v. 18, n. 4, p. 633-645, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-73722013000400006. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Linhares, M. B. M., Dualibe, A. L., & Cassiano, R. G. M. (2013). Temperamento de crianças na abordagem de Rothbart: estudo de revisão sistemática. Psicologia em Estudo, 18( 4), 633-645. doi:10.1590/s1413-73722013000400006 -
NLM
Linhares MBM, Dualibe AL, Cassiano RGM. Temperamento de crianças na abordagem de Rothbart: estudo de revisão sistemática [Internet]. Psicologia em Estudo. 2013 ; 18( 4): 633-645.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722013000400006 -
Vancouver
Linhares MBM, Dualibe AL, Cassiano RGM. Temperamento de crianças na abordagem de Rothbart: estudo de revisão sistemática [Internet]. Psicologia em Estudo. 2013 ; 18( 4): 633-645.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722013000400006 - Avaliacao assistida do desempenho de criancas na ordenacao e descricao de sequencias temporais logicas - analise preliminar
- Atendimento psicopedagógico de crianças em serviço especializado de psicologia infantil na área da saúde: uma perspectiva desenvolvimentista
- Avaliação assistida em situação de resolução de problema na predição do desempenho escolar de crianças de primeira série do primeiro grau
- Fatores de risco e mecanismos de proteção na trajetória de desenvolvimento de escolares de primeira a quarta série do ensino fundamental
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- Fatores de risco e mecanismos de proteção na trajetória de desenvolvimento de escolares de primeira a quarta série do ensino fundamental
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-73722013000400006 (Fonte: oaDOI API)
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