O neuromarketing e a efetividade da comunicação de conscientização do consumo de bebida alcoólica no Brasil (2014)
- Authors:
- Autor USP: SANTOS, RENÊ DE OLIVEIRA JOAQUIM DOS - FEARP
- Unidade: FEARP
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: ALCOOLISMO; CONSUMO; CONSCIÊNCIA (PERCEPÇÃO); COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
- Keywords: alcohol consumption; awareness; conscientização; consumo de álcool; eye-tracking and neuromarketing; eye-tracking e neuromarketing
- Language: Português
- Abstract: O aumento crescente do consumo de cerveja e suas consequências sociais tem sido alvo de estudos nos últimos anos. É interessante entender a efetividade das medidas de prevenção ao consumo excessivo de bebida alcoólica. Para isso, o objetivo dessa pesquisa é analisar a efetividade da comunicação sobre conscientização ao consumo de bebida alcoólica nas propagadas de cerveja com o apoio do eye-tracking, uma técnica de neuromarketing. Acredita-se que este trabalho possa contribuir com medidas de prevenção ao consumo excessivo do álcool e suas consequências. A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória realizada em laboratório com uma amostra não probabilística de jovens universitários. No laboratório, os participantes foram submetidos a estímulos, eles assistirama algumas propagandas de cerveja no equipamento de eye-tracking, que captou o movimento ocular do usuário. Após isto, foi aplicado um questionário aos participantes com base nos objetivos específicos. As análises da pesquisa foram realizadas pelo cruzamento das respostas dos questionários e dos dados fornecidos pelo equipamento de eye-tracking. As três hipóteses de pesquisas foram testadas pelo software estatístico Stata mostrando que os alertas de prevenção ao consumo de bebida alcoólica não são efetivos concluindo-se ser necessário estipular parâmetros para a exposição dos alertas para que eles possam ser efetivos
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2014
- Data da defesa: 05.08.2014
-
ABNT
SANTOS, Renê de Oliveira Joaquim dos. O neuromarketing e a efetividade da comunicação de conscientização do consumo de bebida alcoólica no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21102014-084730/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Santos, R. de O. J. dos. (2014). O neuromarketing e a efetividade da comunicação de conscientização do consumo de bebida alcoólica no Brasil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21102014-084730/ -
NLM
Santos R de OJ dos. O neuromarketing e a efetividade da comunicação de conscientização do consumo de bebida alcoólica no Brasil [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21102014-084730/ -
Vancouver
Santos R de OJ dos. O neuromarketing e a efetividade da comunicação de conscientização do consumo de bebida alcoólica no Brasil [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21102014-084730/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas