Modelo de negócio e internacionalização de empresas: estudo do caso Itaú Unibanco (2014)
- Authors:
- Autor USP: OLIVEIRA, VIVIANE RENATA FRANCO DE - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: MODELO DE NEGÓCIO; INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
- Keywords: Banking industry; Business models; Internationalization; Setor bancário
- Language: Português
- Abstract: A utilização de modelos de negócios tem crescido substancialmente nos últimos anos, o que promoveu um aumento significativo de pesquisas voltadas para compreender a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor do ponto de vista econômico, social, cultural ou outros. Presume-se que os componentes previstos pelo modelo de negócio estejam presentes na configuração de negócios já estabelecidos ou novos negócios, inclusive em empresas que buscam a atuação no mercado internacional. No entanto, dentre as abordagens teóricas a respeito da internacionalização das empresas, observa-se que as mesmas não caracterizaram os modelos de negócios empregados pelas empresas em seus processos de internacionalização, já que usualmente focam nos principais aspectos que motivam a internacionalização, os modos de entrada, a compreensão do ambiente global e a busca da excelência funcional. A partir deste contexto, a pesquisa procurou investigar os componentes do modelo de negócio que operacionalizaram as atividades internacionais de uma multinacional brasileira do setor bancário, o Itaú Unibanco. Visando alcançar este objetivo, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de estudo de caso único. Nesse sentido, para o exame dos fundamentos teóricos, foram abordados os conceitos de estrutura, estratégia, escala, escopo, as teorias de internacionalização e a definição conceitual do modelo de negócio. Dentre os principais resultados da pesquisa, foi observado que ainternacionalização do Itaú Unibanco ocorreu a partir de vantagens adquiridas no mercado doméstico e que foram posteriormente exploradas no mercado internacional. Em relação ao modelo de negócio, verificou-se que não existe um modelo pré-definido para as operações internacionais e embora praticamente todos os componentes se mostrassem presentes no mercado de destino, alguns sofreram forte adaptação às operações locais, resultante basicamente da estratégia de aquisição
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.09.2014
-
ABNT
OLIVEIRA, Viviane Renata Franco de. Modelo de negócio e internacionalização de empresas: estudo do caso Itaú Unibanco. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24112014-162813/. Acesso em: 06 maio 2024. -
APA
Oliveira, V. R. F. de. (2014). Modelo de negócio e internacionalização de empresas: estudo do caso Itaú Unibanco (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24112014-162813/ -
NLM
Oliveira VRF de. Modelo de negócio e internacionalização de empresas: estudo do caso Itaú Unibanco [Internet]. 2014 ;[citado 2024 maio 06 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24112014-162813/ -
Vancouver
Oliveira VRF de. Modelo de negócio e internacionalização de empresas: estudo do caso Itaú Unibanco [Internet]. 2014 ;[citado 2024 maio 06 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24112014-162813/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas