O discurso sobre classe e imagem da empregada doméstica na ficção televisiva e na propaganda (2014)
- Autores:
- Autores USP: BARRETO FILHO, ENEUS TRINDADE - ECA ; MAURO, ROSANA - ECA
- Unidade: ECA
- Assuntos: TELENOVELA; PROPAGANDA; ANÁLISE DO DISCURSO; CLASSES SOCIAIS; TRABALHO DOMÉSTICO
- Agências de fomento:
- Idioma: Português
- Resumo: O intuito deste artigo é realizar um breve levantamento da representação da empregada doméstica na mídia brasileira (ficção e propaganda) em determinados produtos midiáticos veiculados nos últimos tempos (com foco na telenovela Cheias de Charme e na propaganda da operadora Vivo para o Plano Vivo Sempre). O objetivo é compreender o discurso a respeito da empregada doméstica em tais produções, levando em consideração a ascensão de uma nova classe C brasileira e a nova regulamentação trabalhista para as empregadas domésticas. De acordo com a perspectiva de agenda-setting e campo interdiscursivo verificou-se que a ascensão social e as novas perspectivas para a empregada doméstica configuram uma espécie de agenda midiática, fazendo emergir a problemática de classe social. Ademais, apesar de uma mudança em relação à imagem do passado que reafirmava o conformismo social e a oposição entre as classes, as novas representações da doméstica apontam para uma mudança discursiva cujo intuito é que nada mude
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Comunicação e antropologia visual
- Nome do evento: Seminário Internacional Imagens da Cultura, Cultura das imagens
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ABNT
MAURO, Rosana e TRINDADE, Eneus. O discurso sobre classe e imagem da empregada doméstica na ficção televisiva e na propaganda. 2014, Anais.. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002659642.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Mauro, R., & Trindade, E. (2014). O discurso sobre classe e imagem da empregada doméstica na ficção televisiva e na propaganda. In Comunicação e antropologia visual. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002659642.pdf -
NLM
Mauro R, Trindade E. O discurso sobre classe e imagem da empregada doméstica na ficção televisiva e na propaganda [Internet]. Comunicação e antropologia visual. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002659642.pdf -
Vancouver
Mauro R, Trindade E. O discurso sobre classe e imagem da empregada doméstica na ficção televisiva e na propaganda [Internet]. Comunicação e antropologia visual. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002659642.pdf - Telenovela e discurso como mudança social na análise da personagem Maria da Penha em Cheias de Charme
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