Exportar registro bibliográfico

Negócios sociais e valores pessoais: um estudo quantitativo com estudantes de administração (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: ROSOLEN, TALITA - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Subjects: EMPRESAS NÃO LUCRATIVAS; ORGANIZAÇÕES SOCIAIS; VALORES PESSOAIS; CARREIRA PROFISSIONAL
  • Keywords: Non-profit organizations; Personal values; Professional career; Social business; Social organizations
  • Language: Português
  • Abstract: Os desafios sociais e ambientais resultantes do sistema econômico vigente passaram a ocupar cada vez mais espaço nas discussões e atuação de empresas, governo e sociedade civil. Conceitos como desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e sustentabilidade corporativa passaram a ser cada vez mais disseminados e observou-se o surgimento dos negócios sociais, que têm como intuito a geração de valor social e/ou ambiental juntamente com o econômico, e sua organização pode variar entre o modelo privado e o do terceiro setor. Para acelerar a consolidação de tais organizações, são necessários profissionais que possuam valores voltados para o cuidado com o outro e com o coletivo, que podem direcioná-lo a agir de maneira social ou ambientalmente correta. Ao mesmo tempo em que se observa a evolução do campo dos negócios sociais, é possível notar também o crescimento do número de pessoas que buscam uma atuação profissional responsável e vinculada a seus valores, cada vez mais independente das fronteiras organizacionais, características da carreira sem fronteiras e a carreira proteana. Tendo em vista a importância da ação dos indivíduos na consolidação dos negócios sociais, bem como a importância dos valores pessoais nas decisões de carreira desses indivíduos, surge a necessidade de pesquisas que analisem a conexão entre negócios sociais e os valores pessoais. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar o interesse e intenção de estudantes de administração em atuar emnegócios sociais e a relação com seus valores pessoais. Optou-se por metodologia descritiva e quantitativa, utilizando uma survey com alunos de administração de três Instituições de Ensino Superior de São Paulo para coleta de dados. Os resultados apontaram que mais de um terço dos respondentes demonstraram intenção em atuar em negócios sociais no curto ou longo prazo, o que se pode considerar expressivo ao se observar que o campo dos negócios sociais é bastante recente. As análises de variância realizadas indicaram não haver evidência estatística para se afirmar que, nesta amostra de dados, há diferença no interesse por negócios sociais entre alunos com perfil de valores de conservação e com perfil de valores de abertura à mudança. Por outro lado, há evidência estatística para se afirmar que o interesse em atuar em negócios sociais é diferente entre os respondentes que priorizam valores relacionados a autopromoção em contraposição a autotranscendência. Verificou-se tendência positiva no interesse em atuar em negócios sociais por parte dos alunos que priorizam os valores relacionados à dimensão autotranscendência, que abrange os tipos motivacionais Benevolência e Universalismo. Esses resultados indicam a crescente importância dos valores relacionados ao bem-estar pessoal e da sociedade como um todo para a carreira dos indivíduos e reforçam o crescimento do campo dos negócios sociais e as oportunidades profissionais que ele oferece
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.10.2014
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ROSOLEN, Talita. Negócios sociais e valores pessoais: um estudo quantitativo com estudantes de administração. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09122014-164116/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Rosolen, T. (2014). Negócios sociais e valores pessoais: um estudo quantitativo com estudantes de administração (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09122014-164116/
    • NLM

      Rosolen T. Negócios sociais e valores pessoais: um estudo quantitativo com estudantes de administração [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09122014-164116/
    • Vancouver

      Rosolen T. Negócios sociais e valores pessoais: um estudo quantitativo com estudantes de administração [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09122014-164116/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024