O vilão desviante: uma leitura sociocultural pela perspectiva de gênero de Scar em O Rei Leão (2014)
- Authors:
- Autor USP: PIASSI, LUIS PAULO DE CARVALHO - EACH
- Unidade: EACH
- Subjects: FILMES (CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO); GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS); VILÕES; CULTURA
- Language: Português
- Abstract: A relevância das animações infantis no processo de ensinar papéis específicos, valores e ideais é amplamente reconhecida pelos estudiosos da cultura e educação. O presente artigo visa analisar como os filmes de animação longa metragem veiculam discursos ideológicos que atribuem teor de negatividade a identidades de gênero que não se conformam às regras impostas, reiterando assim a heteronormatividade. Recorrendo ao arcabouço teórico dos Estudos Culturais Críticos e da Teoria Queer, lançamos mão da semiótica greimasiana para analisar a presença de elementos de desvio em relação aos papéis de gênero tradicionais na representação do vilão Scar, da animação Disney O Rei Leão (1994)
- Imprenta:
- Source:
-
ABNT
SANTOS, Caynnã de Camargo e PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. O vilão desviante: uma leitura sociocultural pela perspectiva de gênero de Scar em O Rei Leão. Textura, v. 16, n. 32, p. 124-146, 2014Tradução . . Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1181/938. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Santos, C. de C., & Piassi, L. P. de C. (2014). O vilão desviante: uma leitura sociocultural pela perspectiva de gênero de Scar em O Rei Leão. Textura, 16( 32), 124-146. Recuperado de http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1181/938 -
NLM
Santos C de C, Piassi LP de C. O vilão desviante: uma leitura sociocultural pela perspectiva de gênero de Scar em O Rei Leão [Internet]. Textura. 2014 ; 16( 32): 124-146.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1181/938 -
Vancouver
Santos C de C, Piassi LP de C. O vilão desviante: uma leitura sociocultural pela perspectiva de gênero de Scar em O Rei Leão [Internet]. Textura. 2014 ; 16( 32): 124-146.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1181/938 - O livro de literatura infantil: recurso didático nas aulas de ciências
- Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural
- Ciência, poesia, filosofia: diálogos críticos da teoria à sala de aula
- Como os jovens universitários enxergam os idosos com deficiência visual?
- Educação, mídia e relações de gênero: o grupo de intervenção e pesquisa E.M.M.A
- Educação de qualidade em ambiente extraescolar: eu quero uma horta no CCA!
- Rita: divulgação científica na escola por meio de canções do rock
- Vampiras e a sexualidade livre das mulheres: uma análise a partir do seriado televisivo “THE VAMPIRE DIARIES”
- Super-homens da América: por que precisamos falar sobre os quadrinhos de super-heróis?
- Inserção de mulheres na ciência e tecnologia: atuação do grupo Lab Das Minas e os meios de comunicação digital
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas