Estratégias utilizadas em linguagem infantil nos casos de atraso global do desenvolvimento psicomotor (2014)
- Authors:
- Autor USP: HERRERA, SIMONE APARECIDA LOPES - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: PSICOMOTRICIDADE; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; FONOAUDIOLOGIA
- Language: Português
- Abstract: Introdução: O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor (ADPM) é um atraso significativo em várias áreas do desenvolvimento, como por exemplo, a coordenação motora fina e/ou grosseira, a linguagem, a cognição, as competências sociais e pessoais e as atividades da vida diária. Qualquer uma destas áreas pode estar mais ou menos comprometida, sendo assim temse que o ADPM é uma entidade heterogênea, não apenas na sua etiologia, mas também nas suas manifestações clinicas. A prevalência é em grande medida desconhecida, porém estimada em 1 a 3% das crianças abaixo dos cinco anos. Sendo assim é necessário que esta criança tenha um atendimento em equipe interdisciplinar, incluindo um fonoaudiólogo para a estimulação das habilidades em atraso. Há a necessidade de estudos sobre estratégias e abordagens utilizadas na intervenção em linguagem infantil nos casos de ADPM, pois este tipo de estudo ainda é bastante escasso na literatura. Objetivos: coletar e analisar informações sobre as estratégias e materiais terapêuticos utilizados na intervenção fonoaudiológica direcionada às alterações de linguagem infantil nos casos de atraso no desenvolvimento da linguagem como parte de quadros de atraso global do desenvolvimento pscicomotor. Métodos/Procedimentos: Foram analisados 796 planos diários de terapia fonoaudiológica de oito crianças atendidas numa clinicaescola de Fonoaudiologia, entre 2009 e 2011. As crianças tinham entre 3 e 8 anos de idade, eram verbais e frequentavam o ensino regular e tinham o diagnostico de atraso no desenvolvimento da linguagem em quadros de atraso global do desenvolvimento pscicomotor. A análise foi feita por um protocolo criado especificamente para este fim. Resultados: As estratégias empregadas nas intervenções analisadas foram muito variadas, totalizando 28. A estratégia mais frequentemente utilizada para estimular o nível fonético foi produçãodo fonema isolado com auxilio de pistas táteiscinestésicas (44,07%). No nível fonológico, a mais utilizada foi bombardeamento auditivo (30,75%), seguida de jogo de nomeação (13,39%). Para o nível sintático, houve maior frequência de jogos de nomeação (14,65%) e memória (12,1%). No nível narrativopragmático, a mais utilizada foi exploração de temas em grupos fechados (10,65%), além de história com apoio visual e/ou auditivo (9,28% e 8,59%, respectivamente). No nível semânticolexical, as estratégias mais frequentemente utilizadas foram jogos de nomeação (16,49%) e exploração de tema fechado (13,98%). Foram usadas também estratégias que estimulavam habilidades psicolinguistas e cognitivas necessárias ao desenvolvimento da linguagem, tais como atenção conjunta, analise e sínteseauditiva e visual e memória de trabalho auditiva e visual. A maioria das estratégias utilizadas (44,72%) enfocava o nível semânticolexical. Algumas foram usadas mais frequentemente, como o jogo de nomeação (19,54%). Em contrapartida, estratégias como Plantando rabanete, ajudando o coelho a chegar nos ovos entre outras foram utilizadas apenas uma vez. Conclusões: Nos casos de ADPM aqui enfocados, notase que o nível de linguagem prioritariamente enfocado foi o semânticolexical. Os resultados encontrados não podem ser generalizados, uma vez que foram estudados apenas oito indivíduos, havendo então, a meritória necessidade de replicação este estudo numa população mais abrangente.
- Imprenta:
- Publisher: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2014
- ISBN: 978-85-60911-48-6
- Source:
- Título do periódico: Anais Científicos
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
GUARNIERI, Camilla e LOPES-HERRERA, Simone Aparecida. Estratégias utilizadas em linguagem infantil nos casos de atraso global do desenvolvimento psicomotor. 2014, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014. . Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Guarnieri, C., & Lopes-Herrera, S. A. (2014). Estratégias utilizadas em linguagem infantil nos casos de atraso global do desenvolvimento psicomotor. In Anais Científicos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Guarnieri C, Lopes-Herrera SA. Estratégias utilizadas em linguagem infantil nos casos de atraso global do desenvolvimento psicomotor. Anais Científicos. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] -
Vancouver
Guarnieri C, Lopes-Herrera SA. Estratégias utilizadas em linguagem infantil nos casos de atraso global do desenvolvimento psicomotor. Anais Científicos. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] - Análise do processo de construção de projeto político-pedagógico: avaliando o passado e o presente para definir o futuro
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