Exportar registro bibliográfico

Formação continuada de professores de química: uma análise sobre o entendimento e aceitação das atividades propostas em cursos de curta duração (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: SILVEIRA NETO, TICIANE - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Subjects: QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO E ATIVIDADES CORRELATAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores de Química do ensino médio de escolas públicas e particulares participantes de dois cursos de formação continuada realizados por uma Universidade de São Paulo, o primeiro curso ocorreu em julho 2011 e o segundo em janeiro de 2012. Sendo assim, nosso campo de pesquisa é a formação continuada de professores de Química, mais especificamente, cursos de curta duração, como, por exemplo, os cursos estudados nessa pesquisa que ocorreram no período de aproximadamente uma semana. O nosso foco principal foi pesquisar como os professores estão entendendo e aceitando as atividades que lhes são propostas nesses cursos com a possibilidade de serem aproveitadas no cotidiano da escola. Foram instrumentos dessa pesquisa entrevistas, gravações de áudio e matérias produzidos pelos professores. O tratamento dos dados se constituiu através da observação, análise e criação de categorias de análise a posteriori. Trabalhamos nesse sentido a fim de construir um instrumento de análise que nos permitisse extrair de maneira mais coesa e estruturada as intenções contidas nos dados coletados tanto sobre professores, como sobre os formadores e o contexto vivido por ambos. Os resultados nos mostram que para que as atividades dos cursos sejam utilizadas em sala de aula é preciso que o professor primeiro as entenda, ou seja, que se sintam seguros quanto ao domínio do conteúdo que as envolve; depois que as aceite, pois o sujeito poderá entende a atividade, mas não aceita-la no sentido de acreditar que seu uso poderá resolver alguns dos seus problemas de ensino e aprendizagem. (CONTINUA)(CONTINUAÇÃO) Os cursos de curta duração parecem não oferecem tempo suficiente para que os processos de entendimento e aceitação se concretizem, mas são importantes à medida que apresentam alternativas, motivam, mostram caminhos de como, porque, onde e quando usar determinada atividade. Caberá a esse professor, caso se interesse pelo assunto, se aprofundar através de estudos individuais ou buscar outros cursos mais longos e específicos.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.09.2014
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVEIRA NETO, Ticiane. Formação continuada de professores de química: uma análise sobre o entendimento e aceitação das atividades propostas em cursos de curta duração. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-27042015-163717/. Acesso em: 11 maio 2024.
    • APA

      Silveira Neto, T. (2014). Formação continuada de professores de química: uma análise sobre o entendimento e aceitação das atividades propostas em cursos de curta duração (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-27042015-163717/
    • NLM

      Silveira Neto T. Formação continuada de professores de química: uma análise sobre o entendimento e aceitação das atividades propostas em cursos de curta duração [Internet]. 2014 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-27042015-163717/
    • Vancouver

      Silveira Neto T. Formação continuada de professores de química: uma análise sobre o entendimento e aceitação das atividades propostas em cursos de curta duração [Internet]. 2014 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-27042015-163717/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024