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Hierarquia de valores de alunos de ciências contábeis (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: BORTOLATTO JÚNIOR, ADEMIR LUIZ - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAC
  • Assuntos: CONTABILIDADE (ESTUDO E ENSINO); VALORES PESSOAIS
  • Palavras-chave do autor: Accounting; Educação Superior; Hierarquia de valores; Higher education; Personal values; Values hierarchy
  • Idioma: Português
  • Resumo: Valores humanos são objetos de estudo em diversas áreas do conhecimento. Na área de negócios, valores são estudados com o objetivo de entender o comportamento humano em ambientes organizacionais. De acordo com a Teoria Motivacional de Valores de Schwartz (2012), valores são objetivos transituacionais, que atuam como princípios de conduta na vida do sujeito, organizados em uma hierarquia de importância. O objetivo do presente estudo foi identificar a hierarquia de valores de estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da FEA/USP. Para alcançar esse objetivo foi utilizada a escala de valores de Schwartz (2012) - Portrait Questionaire Value - PQV - por meio de um questionário aplicado aos alunos ingressantes e concluintes do curso. Foram obtidas 86 respostas válidas dos alunos do 1º Semestre do curso e 67 respostas válidas dos alunos do 7º Semestre. Com o fim de condensar as variáveis do questionário, estas foram submetidas à Análise Fatorial. Das 57 variáveis (valores), foram encontrados 14 fatores (tipos motivacionais). A hierarquia de valores foi obtida pelas médias dos escores das variáveis dos fatores, resultando na seguinte estrutura: 1º) Benevolência, 2º) Autodeterminação, 3º) Segurança - Pessoal, 4º) Universalismo - Importar-se, 5º) Hedonismo/Estimulação, 6º) Segurança - Social, 7º) Conformidade - Interpessoal, 8º) Face (Persona), 9º) Conformidade - Regras, 10º) Universalismo - Natureza, 11º) Poder - Recursos/Realização, 12º) Conservação, 13º) Poder -Dominação e 14º) Tradição. As médias de cada grupo de alunos, para cada fator, foram submetidas ao teste t com o objetivo de identificar diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Foram identificadas médias diferentes nos fatores: Benevolência, Hedonismo/Estimulação, Conformidade - Regras, Conformidade - Interpessoal, Universalismo - Importar-se, Universalismo - Natureza e Tradição. Em todos os fatores foram encontradas médias nominais menores para os alunos do 7º Semestre em relação ao 1º Semestre. A hipótese da pesquisa foi a de que os alunos do 7º Semestre teriam médias maiores para os valores Poder, tanto Dominação quanto Recursos. A hipótese não foi aceita, pois a diferença das médias não foram estatisticamente significativas. Pesquisas anteriores como de Porto (2004) e Schwartz e Bardi (2001) apresentam hierarquias de valores semelhantes a encontradas no presente estudo. Dos dezenove Tipos Motivacionais propostos por Schwartz et al. (2012), a Análise Fatorial confirmou quatorze, sendo três completamente confirmados e os demais parcialmente confirmados. O teste t revelou diferenças estatísticas em sete fatores, sendo que desses, seis representam valores com foco social. Ou seja, o que pode, indicar que a educação em contabilidade ou a inserção no ambiente profissional e seu contexto afetam a importância dada a estes valores, direcionando os alunos a uma maior ênfase nos valores individuais. Esse achado tem implicações para as instituições de ensino,educadores e organismos profissionais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.12.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BORTOLATTO JÚNIOR, Ademir Luiz. Hierarquia de valores de alunos de ciências contábeis. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05032015-171235/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Bortolatto Júnior, A. L. (2014). Hierarquia de valores de alunos de ciências contábeis (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05032015-171235/
    • NLM

      Bortolatto Júnior AL. Hierarquia de valores de alunos de ciências contábeis [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05032015-171235/
    • Vancouver

      Bortolatto Júnior AL. Hierarquia de valores de alunos de ciências contábeis [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05032015-171235/

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