Alimentação ou diversão?: a publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças (2014)
- Authors:
- Autor USP: BAADER, CINIRA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Subjects: PROPAGANDA; PÚBLICO INFANTIL; CRIANÇAS; CONSUMO DE ALIMENTOS; ALIMENTAÇÃO
- Keywords: Advertising; Children; Consumption; Criança; Eatertainment; Eatertainment; Food; Publicidade
- Language: Português
- Abstract: A pesquisa que se apresenta concentra-se no estudo do contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis - considerando-se as diferentes manifestações midiáticas e expressividades de marcas materializadas a partir da tendência do eatertainment - por meio da análise semiótica e fenomenológica dos principais elementos sígnicos presentes nos processos desta midiatização e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças em seus cotidianos no mundo contemporâneo. Um estudo que pretende contribuir significativamente para a produção científica no campo da comunicação, pois, na medida em que visa contrastar o contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis com as questões relacionadas ao contexto das práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças na contemporaneidade, busca entender se esta midiatização do consumo alimentar infantil alinha-se, ou poderia se alinhar, às práticas desejáveis de consumo alimentar junto ao segmento em estudo. Com isso, talvez seja possível encontrar, no processo de regulação de sentidos dos discursos das marcas de alimentos, caminhos que se afinem com a regulação do setor alimentar e de suas comunicações para o público infantil
- Imprenta:
- Data da defesa: 26.02.2014
-
ABNT
BAADER, Cinira. Alimentação ou diversão?: a publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022015-112923/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Baader, C. (2014). Alimentação ou diversão?: a publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022015-112923/ -
NLM
Baader C. Alimentação ou diversão?: a publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022015-112923/ -
Vancouver
Baader C. Alimentação ou diversão?: a publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022015-112923/ - Mediação comunicacional das marcas na cultura alimentar infantil
- Questões de consumo midiático: do que gostam e o que postam alguns jovens paulistanos no Facebook?
- Isso foi compartilhado com sucesso: questões de consumo midiático dos jovens paulistanos no Facebook
- Em campo pirata: olhares, registros e interpretações : resultados da pesquisa coletiva realizada pelos integrantes do GESC³
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas