Exportar registro bibliográfico

A complementaridade entre análise e síntese nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: DUARTE, SAMUEL GOMES - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; ENSINO E APRENDIZAGEM; DIDÁTICA; EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA
  • Palavras-chave do autor: Análise; Analysis; Competences; Competências; Didactic of the Mathematics; Didática da Matemática; Síntese; Synthesis
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo central do presente trabalho é analisar e discutir a presença e relação entre análise e síntese, no contexto do ensino de matemática e os possíveis desdobramentos em relação à aprendizagem dos alunos. Como o par análise e síntese pode estar presente nas aulas de Matemática e como esses elementos se relacionam com os processos de ensino e de aprendizagem dessa disciplina? Uma revisão bibliográfica centrada em elementos da didática da Matemática, da história da educação brasileira e do desenvolvimento do conhecimento matemático, e da noção de competências, e um estudo de documentos curriculares oficiais foram necessários para fundamentar e desenvolver a análise e discussão de duas situações-problema ilustrativas do ensino de Matemática da Educação Básica. Para cada uma das situações propostas, são apresentadas e analisadas quatro resoluções possíveis, a partir das quais são feitas a discussão e sistematização de noções matemáticas mobilizadas, e uma reflexão sobre as dimensões e implicações do par análise e síntese nessas resoluções
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.12.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      DUARTE, Samuel Gomes. A complementaridade entre análise e síntese nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06032015-162652/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Duarte, S. G. (2014). A complementaridade entre análise e síntese nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06032015-162652/
    • NLM

      Duarte SG. A complementaridade entre análise e síntese nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06032015-162652/
    • Vancouver

      Duarte SG. A complementaridade entre análise e síntese nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06032015-162652/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024