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Processos de terminologização: descrição e análise da neologia da área de educação do campo (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: DEMAI, FERNANDA MELLO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLC
  • Assuntos: TERMINOLOGIA; NEOLOGISMOS LEXICAIS; EDUCAÇÃO (TERMINOLOGIA)
  • Palavras-chave do autor: Análise conceitual; Conceptual analysis; Descrição terminológica; Educação do campo; Field education; Neologia; Neology; Terminological description
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nossa tese apresenta a aplicação de um modelo de análise conceitual e de descrição terminológica da área de Educação do Campo, com foco nos processos de neologia, sob uma abordagem lexicológico-terminológica. Educação do Campo é a expressão atribuída aos conceitos referentes ao ensino, à aprendizagem e à educação nas regiões rurais, notadamente as figurativizadas por movimentos sociais com objetivos libertários em relação à política e à cultura dominantes. Esses conceitos abrangem os princípios, a metodologia e os fins e ideais da Educação, bem como a organização da estrutura de ensino e seus atores sociais. Logo, estão profundamente marcados por uma ideologia e por uma contraideologia. Os termos refletem esses aspectos ideológicos. Nosso corpus de análise é de aproximadamente 700 termos. Além deste corpus, foram constituídos, para a pesquisa, outros cinco, que classificamos nos tipos: documental, referencial, de exclusão geral, de exclusão específico e parâmetro. O levantamento, a análise, a sistematização e a apresentação dos termos seguiram modelos da Lexicologia e da Terminologia (Teoria Comunicativa da Terminologia, Socioterminologia, Teoria Sociocognitiva da Terminologia, Sociossemiótica, Terminologia Técnico-Científica e Terminologia Aplicada), com o auxílio de ferramentas informatizadas. O estudo conceitual-terminológico foi organizado em categorias temáticas pertinentes à Educação do Campo. Nossa pesquisa também apresenta análises qualitativas e análisesquantitativas de natureza morfossintática, semântica e pragmática dos termos do universo neológico, em abordagem sincrônica e em abordagem diacrônica, tendo em vista os processos de terminologização da área em estudo (ênfase no processo sintagmático). Objetivamos que a realização deste trabalho possa contribuir para o esclarecimento de alguns fundamentos das escolas do campo e dos assentamentos e dos acampamentos rurais instituídos a partir dos princípios e das práticas da luta pela reforma agrária no Brasil, bem como para a diminuição do preconceito social que há em nosso país em relação à temática. É nosso intuito também demonstrar algumas das relações entre Terminologia, História, Cultura e Sociedade.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.09.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      DEMAI, Fernanda Mello. Processos de terminologização: descrição e análise da neologia da área de educação do campo. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26032015-151957/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Demai, F. M. (2014). Processos de terminologização: descrição e análise da neologia da área de educação do campo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26032015-151957/
    • NLM

      Demai FM. Processos de terminologização: descrição e análise da neologia da área de educação do campo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26032015-151957/
    • Vancouver

      Demai FM. Processos de terminologização: descrição e análise da neologia da área de educação do campo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26032015-151957/

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