Exportar registro bibliográfico

Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: BESSA JÚNIOR, JOSÉ ELIEVAM - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Subjects: RODOVIAS ESTADUAIS (SERVIÇOS;QUALIDADE); TRÁFEGO RODOVIÁRIO (SIMULAÇÃO); ALGORITMOS GENÉTICOS
  • Language: Português
  • Abstract: Para estimar o nível de serviço em rodovias de pista simples, o Highway Capacity Manual 2010 (HCM2010) adota como medidas de desempenho a Porcentagem de Tempo Viajando em Pelotões (PTSF) e a Velocidade Média de Viagem (ATS). A PTSF, no entanto, é praticamente impossível de ser obtida de observações em campo. Na literatura, algumas pesquisas propõem medidas de desempenho alternativas que podem ser coletadas diretamente da observação do tráfego. A meta deste trabalho consistiu em avaliar e propor medidas de desempenho que pudessem ser adequadas para descrever a qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil. Foi utilizado um conjunto de dados de tráfego coletados em diversas rodovias no estado de São Paulo para calibrar e validar o simulador de tráfego escolhido, o CORSIM, a partir de um Algoritmo Genético (AG). Com o simulador recalibrado, foi gerado um conjunto de dados sintéticos, para diversas condições de geometria viária e composição de tráfego. Com esses dados sintéticos, foram produzidos modelos teóricos para estimar a PTSF a partir de dados de tráfego que seriam "observáveis em campo": a porcentagem de veículos em pelotões (P F); o modelo porposto por Pursula (1995); o modelo de Laval (2006); o criado por Polus e Cohen (2009); e um modelo polinomial baseado na PF e outras variáveis. As estimativas obtidas com esses modelos divergiram significativamente da PTSF produzida pelo CORSIM, sugerindo a necessidade de substituir a PTSF por uma outra medida de desempenho. Assim sendo, nove medidas de desempenho alternativas foram estudadas. Usando dados de tráfego sintéticos produzidos com o CORSIM, foram desenvolvidos modelos que relacionavam medidas de desempenho alternativas com o fluxo de tráfego unidirecional. Comparações dos valores provenientes dessas relações com dados de campo indicaram que três medidas de desempenho (a velocidade média de viagem dosautomóveis; a densidade para automóveis e a densidade de veículos em pelotões) poderiam ser usadas para propor critérios para estimar o nível de serviço em rodovias de pista simples no Brasil
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.03.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BESSA JÚNIOR, José Elievam. Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10062015-102520/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Bessa Júnior, J. E. (2015). Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos, SP. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10062015-102520/
    • NLM

      Bessa Júnior JE. Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10062015-102520/
    • Vancouver

      Bessa Júnior JE. Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10062015-102520/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024