Uma análise da contribuição de um grupo colaborativo no processo de desenvolvimento profissional de Professores de Química (2013)
- Authors:
- Autor USP: MARCONDES, MARIA EUNICE RIBEIRO - IQ
- Unidade: IQ
- Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; QUÍMICA (ENSINO)
- Language: Português
- Abstract: Esta investigação busca analisar a efetividade de um grupo colaborativo formado por seis professores de Química do ensino médio de escolas públicas de uma região da cidade de São Paulo, Brasil, no sentido do favorecimento do seu desenvolvimento profissional. O grupo visava problematizar e propor soluções para as dificuldades enfrentadas no ensino de química e, nesse processo, os docentes tinham a oportunidade de refletir acerca de suas necessidades formativas. Foi elaborado um instrumento para detectar possíveis obstáculos apresentados pelos professores, para o desenvolvimento profissional e analisou-se a superação desses obstáculos no processo colaborativo. O grupo se reunia sob a orientação do pesquisador e da coordenadora pedagógica da região das escolas. Os resultados permitiram observar que o grupo colaborativo subsidiou a superação de alguns obstáculos
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Enseñanza de Las Ciências
- ISSN: 0212-4521
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 1, n. 1, p. 3216-3221, 2013
- Conference titles: Congresso Internacional Sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias
-
ABNT
SANTOS JUNIOR, João Batista dos e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro e AYRES-PEREIRA, Terezinha Iolanda. Uma análise da contribuição de um grupo colaborativo no processo de desenvolvimento profissional de Professores de Química. Enseñanza de Las Ciências. Valência: Instituto de Química, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_186.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. , 2013 -
APA
Santos Junior, J. B. dos, Marcondes, M. E. R., & Ayres-Pereira, T. I. (2013). Uma análise da contribuição de um grupo colaborativo no processo de desenvolvimento profissional de Professores de Química. Enseñanza de Las Ciências. Valência: Instituto de Química, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_186.pdf -
NLM
Santos Junior JB dos, Marcondes MER, Ayres-Pereira TI. Uma análise da contribuição de um grupo colaborativo no processo de desenvolvimento profissional de Professores de Química [Internet]. Enseñanza de Las Ciências. 2013 ; 1( 1): 3216-3221.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_186.pdf -
Vancouver
Santos Junior JB dos, Marcondes MER, Ayres-Pereira TI. Uma análise da contribuição de um grupo colaborativo no processo de desenvolvimento profissional de Professores de Química [Internet]. Enseñanza de Las Ciências. 2013 ; 1( 1): 3216-3221.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_186.pdf - Estudando a interação professor-aluno-conteúdo em classes que utilizam o projeto GEPEQ - avaliação do docente e da aprendizagem dos alunos
- Avaliacao da aprendizagem em quimica - um estudo do desempenho de alunos de primeira serie do segundo grau
- Explorando a interacao sensorial-agua
- Teaching chemistry in high school: a project for improving learning
- A avaliação como um instrumento para os alunos do ensino médio reverem seus conceitos
- Refletindo sobre Natureza da Ciência em um curso de formação de professores
- Developing childrens' ideas on rusting
- Química - velocidade das reações químicas e equilíbrio químico
- A metodologia de Imre Lakatos aplicada ao desenvolvimento histórico da cinética química e a sua identificação nos livros didáticos
- Uma interpretação da evolução conceitual dos estudantes sobre o conceito de solução e processo de dissolução
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas