Exportar registro bibliográfico

Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: PICCINO, MARIA THEREZA RAAB FORASTIERI - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAF
  • Subjects: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; AUDIÇÃO; QUALIDADE DE VIDA
  • Language: Português
  • Abstract: Acredita-se que para educar devemos criar várias maneiras de acesso a informação. Com esse propósito, a Telessaúde em suas diferentes vertentes, envolve atividades como promoção de saúde, educação e assistência. Entre elas a Teleducação Interativa, educação mediada por tecnologia que permite levar a informação para locais distantes. O Projeto Jovem Doutor, utiliza recursos de Teleducação Interativa, com o objetivo de incentivar estudantes a realizarem trabalhos cooperados que promovam a melhoria da saúde e da qualidade de vida das comunidades. Objetivo: Implementar um modelo de educação interativa em saúde sobre o tema Saúde Auditiva, fundamentado na dinâmica do Projeto Jovem Doutor. Material e Métodos: O trabalho foi realizado na Escola Estadual Ada Cariani Avalone, na cidade de Bauru. As atividades foram desenvolvidas em etapas. Primeiramente foi desenvolvido o modelo educacional em saúde auditiva com a elaboração dos materiais educacionais como as aulas presenciais, oficinas presenciais, ambiente virtual de aprendizagem, apresentados aos alunos na plataforma Moodle (AVA). Na etapa seguinte, foi realizada a multiplicação do conhecimento, com o envolvimento dos alunos da escola e também a comunidade. Para mensurar a efetividade da proposta foram utilizados os instrumentos: questionários de avaliação do conhecimento prévio, questionário situação-problema aplicados em dois momentos, pré e pós-capacitação, a Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM), e Questionário de Impacto, aplicado após 3 meses de realização do programa. Resultados: Os resultados demonstraram que o programa de capacitação foi eficaz, pois proporcionou aos alunos o conhecimento sobre o tema Saúde Auditiva. Por meio de ações direcionadas, esse conhecimento foi multiplicado à comunidade acadêmica, como também, aos familiares, num total 802 pessoas. Com relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem,100% dos alunos realizaram as atividades propostas e avaliaram a plataforma Moodle (AVA), como um Curso Impressionante em relação a análise da pesquisa motivacional. Os professores avaliaram como impactantes o interesse dos alunos em cuidar da audição, conscientizar outros colegas, mas não houve mudança de comportamento com relação ao uso dos fones de ouvido. Conclusão: Assim, foi possível concluir que o modelo de educação interativa em saúde sobre o tema Saúde Auditiva foi implementado de forma eficaz, alcançando um índice de satisfação altamente positivo, caracterizada pelo reconhecimento da necessidade da mudança de comportamento no cuidado com a saúde auditiva.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.02.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PICCINO, Maria Thereza Raab Forastieri. Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-02062015-162133/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Piccino, M. T. R. F. (2015). Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-02062015-162133/
    • NLM

      Piccino MTRF. Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-02062015-162133/
    • Vancouver

      Piccino MTRF. Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-02062015-162133/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024