Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais (2014)
- Authors:
- Autor USP: BERTOLLA, MÁRCIA HELENA DA SILVA MELO - IP
- Unidade: IP
- Subjects: BULLYING; VIOLÊNCIA ESCOLAR; ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
- Language: Português
- Abstract: No Brasil, estudos sobre bullying são recentes e não há consenso sobre os métodos mais eficazes para a identificação do fenômeno. Este estudo teve como objetivos descrever as estratégias utilizadas para identificar situações de bullying no país e discutir o alcance e limitações destas medidas de avaliação. Foram selecionados estudos publicados entre 2000 e 2012, indexados na LILACS, Pepsic ou SciELO, utilizando-se "bullying" como palavra-chave. Foram encontrados 178 artigos e incluídos 25. Situações de bullying foram identificadas, principalmente por meio de escalas e de questionários padronizados em outros países, sem evidências de validade para a realidade brasileira, e por meio de instrumentos criados pelos próprios pesquisadores. Esses não foram disponibilizados nem descritos na seção de método. Verificou-se fragilidade metodológica na produção sobre rastreamento de bullying no Brasil. Espera-se que este estudo possa contribuir para a elaboração e utilização de medidas mais eficazes de identificação de bullying
- Imprenta:
- Publisher place: Itatiba, SP
- Date published: 2014
- Source:
- Título do periódico: Avaliação Psicológica
- ISSN: 2175-3431
- Volume/Número/Paginação/Ano: vol.13, no.3, p. 343-350, 2014
-
ABNT
ALCKMIN-CARVALHO, Felipe et al. Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais. Avaliação Psicológica, p. 343-350, 2014Tradução . . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712014000300006&script=sci_arttext. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Alckmin-Carvalho, F., Izbicki, S., Fernandes, L. F. B., & Melo, M. H. da S. (2014). Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais. Avaliação Psicológica, 343-350. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712014000300006&script=sci_arttext -
NLM
Alckmin-Carvalho F, Izbicki S, Fernandes LFB, Melo MH da S. Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais [Internet]. Avaliação Psicológica. 2014 ; 343-350.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712014000300006&script=sci_arttext -
Vancouver
Alckmin-Carvalho F, Izbicki S, Fernandes LFB, Melo MH da S. Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais [Internet]. Avaliação Psicológica. 2014 ; 343-350.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712014000300006&script=sci_arttext - Conviver e aprender: novas formas de relacionamento na escola, menos violência e um clima mais favorável à aprendizagem
- Psicologia escolar e educação inclusiva: contribuições ao desenvolvimento profissional docente
- Prevenção universal de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão sistemática
- Formação clínica do analista do comportamento
- A Terapia Comportamental: pressupostos e visibilidade científica
- Problemas de comportamento segundo vítimas de bullying e seus professores
- Rejeição entre pares: diálogo com o filme The Perks of Being a Wallflower
- Profissional de apoio como mediador da tecnologia assistiva no ambiente escolar
- Um atendimento psicológico preventivo numa clínica-escola de São Paulo
- Crianças com dificuldades de interação no ambiente escolar: uma intervenção multifocal
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas