Apoio social e desenvolvimento socioemocional infantojuvenil (2014)
- Authors:
- Autor USP: PINTO, MARIA PAULA PANUNCIO - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.11606/issn.2238-6149.v25i1p27-35
- Subjects: APOIO SOCIAL; SAÚDE MENTAL; SAÚDE DA CRIANÇA; SAÚDE DO ADOLESCENTE
- Language: Português
- Abstract: Devido à relação entre a presença do apoio social e resultados positivos relacionados à saúde e ao bem-estar muitos estudos buscam caracterizar as redes de apoio de crianças e adolescentes e tentam identificar possíveis associações entre o apoio social e outras variáveis. O objetivo do estudo foi verificar a relação entre a percepção do apoio social e o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes. O estudo contou com 532 participantes, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 18 anos. Foi utilizada a versão brasileira do Social Support Appraisals, que avaliou a percepção do apoio recebido da família, amigos, professores e da comunidade, e o Questionário de Capacidades e Dificuldades que investigou os sintomas de dificuldades e seu impacto sobre a criança/adolescente. Dentre os resultados, verificou-se que a família foi percebida como a maior fonte de apoio disponível e 13,2% dos participantes apresentaram sintomas clínicos com predomínio de problemas de conduta e sintomas emocionais. O estudo de correlação indicou somente relações negativas entre a percepção do apoio social e os sintomas de dificuldades. A literatura aponta que relações pobres no período da infância e adolescência podem levar a sintomas precoces de problemas e/ou distúrbios emocionais, que podem causar dificuldades em outras fases da vida
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo
- ISSN: 1415-9104
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 25, n. 1, p. 27-35, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
SQUASSONI, Carolina Elisabeth e MATSUKURA, Thelma Simões e PANÚNCIO-PINTO, Maria Paula. Apoio social e desenvolvimento socioemocional infantojuvenil. Revista Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo, v. 25, n. 1, p. 27-35, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p27-35. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Squassoni, C. E., Matsukura, T. S., & Panúncio-Pinto, M. P. (2014). Apoio social e desenvolvimento socioemocional infantojuvenil. Revista Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo, 25( 1), 27-35. doi:10.11606/issn.2238-6149.v25i1p27-35 -
NLM
Squassoni CE, Matsukura TS, Panúncio-Pinto MP. Apoio social e desenvolvimento socioemocional infantojuvenil [Internet]. Revista Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo. 2014 ; 25( 1): 27-35.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p27-35 -
Vancouver
Squassoni CE, Matsukura TS, Panúncio-Pinto MP. Apoio social e desenvolvimento socioemocional infantojuvenil [Internet]. Revista Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo. 2014 ; 25( 1): 27-35.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p27-35 - Adolescentes institucionalizados em instituição para vítimas de violência doméstica: limites e perspectivas de participação social
- Abordagem motora cognitiva: aspectos da intervenção do terapeuta ocupacional no tratamento de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação
- Crianças vitimizadas: relato de experiência de intervenção
- Caracterização dos alunos do curso de graduação em Terapia Ocupacional-FMRP
- Brinquedoteca e sucatoteca: espaço lúdico para o desenvolvimento de crianças, pais e cuidadores (CIR-HERibeirão)
- Ampliação da compreensão sobre alcance do protocolo de avaliação de desempenho ocupacional de crianças e adolescentes (PAD-CJ): comparando a percepção de cuidadores e técnicos de reabilitação de crianças e adolescentes atendidos nos ambulatórios de terapia ocupacional (CIR-HE-Ribeirão)
- Projeto Brinquedoteca
- Atividades de extensão como estratégia de formação de estudantes da área da saúde: uma revisão de literatura
- Projeto cuidando do cuidador
- Promoção de saúde, cultura de paz e cidadania na escola
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2238-6149.v25i1p27-35 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas