Ginástica e Exame Nacional do Ensino Médio (2015)
- Autores:
- Autor USP: CARBINATTO, MICHELE VIVIENE - EEFE
- Unidade: EEFE
- DOI: 10.20396/conex.v13iesp..8637579
- Assuntos: GINÁSTICA; ENSINO; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO MÉDIO
- Idioma: Português
- Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pressupõe a realização de uma avaliação dos alunos concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio, com o objetivo de detectar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Por ser este obrigatório no ingresso de alunos nas universidades brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, a seleção de conteúdos a serem abordados no ensino básico pode ser influenciada pelas questões apresentadas naquele. Desde o ano de 2009, questões da Educação Física foram contempladas no qual o objetivo desse artigo é apresentar como as questões de ginástica foram abordadas. Das 23 questões de EF, quatro relacionaram-se ao tema “ginástica”. Observamos nas questões discussões abrangentes e coerentes a diversos esportes e que as questões não elencaram e nem elevaram as possibilidades da ginástica e suas manifestações esportivas, asseguradas, por exemplo, pela FIG. Muito menos aborda questões da ginástica e sua relação com a demonstração, como a GPT. Além disso, detectamos a extrema ligação entre a ginástica e a saúde física, não havendo quaisquer referências à ginástica enquanto manifestação e identidade de uma cultura, de um povo, ou mesmo enquanto possibilidade de organização e identidade social
- Imprenta:
- Fonte:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
ZAGHI, Flávio e SIMÕES, Regina Maria Rovigati e CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica e Exame Nacional do Ensino Médio. Conexões, v. 13, n. esp. , p. 115-126, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v13iesp.8637579. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Zaghi, F., Simões, R. M. R., & Carbinatto, M. V. (2015). Ginástica e Exame Nacional do Ensino Médio. Conexões, 13( esp. ), 115-126. doi:10.20396/conex.v13iesp.8637579 -
NLM
Zaghi F, Simões RMR, Carbinatto MV. Ginástica e Exame Nacional do Ensino Médio [Internet]. Conexões. 2015 ; 13( esp. ): 115-126.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.20396/conex.v13iesp.8637579 -
Vancouver
Zaghi F, Simões RMR, Carbinatto MV. Ginástica e Exame Nacional do Ensino Médio [Internet]. Conexões. 2015 ; 13( esp. ): 115-126.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.20396/conex.v13iesp.8637579 - From representativeness to opportunism: championships from São Paulo State
- The facilitator's role in supporting physical education teachers' empowerment in a professional learning community
- Elementos do balé clássico nas séries de ginástica rítmica de alto rendimento: um estudo de caso
- Composição coreográfica na ginástica artística feminina: encaminhamentos práticos
- Festival Nacional de Ginástica do Japão: panorama geral e tipologia das composições coreográficas
- Ginástica para todos no Rio Grande do Sul: desafios e perspectivas
- Extensão universitária e ginástica para todos: contribuições à formação profissional
- Iniciação às competições de ginástica rítmica: os festivais em foco
- Se-Movimentar ginástico: um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica
- A Inclusão de Escolares com deficiência na Educação Física escolar: a Ginástica para Todos em foco
Informações sobre o DOI: 10.20396/conex.v13iesp..8637579 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas