O olhar do professor para a inclusão escolar: possíveis aproximações entre educação e psicanálise (2015)
- Authors:
- Autor USP: LUPINACCI, LUCIANA GIMENEZ RIBEIRO - FE
- Unidade: FE
- Subjects: INCLUSÃO ESCOLAR; OBJETO; PSICANÁLISE (EDUCAÇÃO)
- Keywords: Inclusão Escolar; Psicanálise; objeto a; olhar; Inclusive Education; Psychoanalysis; object a; looking
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho discute a questão da inclusão escolar no cenário educacional contemporâneo. O debate acerca do tema tem se tornado fundamental dentro da Educação, pois vai ao encontro do movimento da inclusão nos demais setores sociais e busca a equiparação de oportunidades e a construção de uma sociedade mais democrática e igualitária. Nesse contexto, o professor da escola comum assume papel de destaque, contribuindo com a inclusão no cotidiano das escolas. Neste trabalho, realizamos um viés psicanalítico, para realizar a leitura de fenômenos educativos, dentre os quais se destaca a inclusão escolar. Conceitos da Psicanálise foram utilizados para essa aproximação, em especial, a ideia de objeto a, desenvolvida por Lacan no Seminário X e objeto a olhar no Seminário XI. Nesse último, o psicanalista trata da esquize entre olho e olhar, já que o primeiro está relacionado com a função biológica; e o segundo está atravessado pelo inconsciente dos sujeitos. Ressalta-se aqui também a importância da construção de novos olhares do professor para seus alunos, focando aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para esta pesquisa, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com professoras e duas com gestoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede particular de ensino de São Paulo. Os materiais foram posteriormente organizados de acordo com fragmentos de olhares passíveis de serem capturados por intermédio das falasde cada participante. A análise foi realizada com o objetivo de encontrar as possíveis aproximações entre Educação e Psicanálise. A ênfase no saber técnico está ligada à ideia de que a inclusão escolar possui um preparo prévio e essa constatação foi frequente, quando foram examinadas as entrevistas. E, a partir dessas entrevistas, foram percebidas também a angústia e sensação de desamparo que sentem as professoras que trabalham com Educação Inclusiva
- Imprenta:
- Data da defesa: 23.04.2015
-
ABNT
LUPINACCI, Luciana Gimenez Ribeiro. O olhar do professor para a inclusão escolar: possíveis aproximações entre educação e psicanálise. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062015-134532/. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Lupinacci, L. G. R. (2015). O olhar do professor para a inclusão escolar: possíveis aproximações entre educação e psicanálise (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062015-134532/ -
NLM
Lupinacci LGR. O olhar do professor para a inclusão escolar: possíveis aproximações entre educação e psicanálise [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062015-134532/ -
Vancouver
Lupinacci LGR. O olhar do professor para a inclusão escolar: possíveis aproximações entre educação e psicanálise [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062015-134532/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas