Avaliação de programas educacionais nas profissões da saúde: conceitos básicos (2014)
- Autores:
- Autores USP: BOLLELA, VALDES ROBERTO - FMRP ; CASTRO, MARGARET DE - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p1-11
- Assuntos: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; OCUPAÇÕES EM SAÚDE; EDUCAÇÃO MÉDICA
- Idioma: Português
- Resumo: O conceito de avaliação de programas educacionais ainda é relativamente desconhecido de muitos professores e gestores do ensino superior e, muitas vezes, é confundido com avaliação de estudantes. Avaliação é uma das áreas que mais cresceu em importância nas últimas décadas; em parte pela pressão da sociedade e também pela necessidade de mecanismos estruturados e regulares de avaliação formal para o credenciamento e recredenciamento de cursos superiores na área da saúde. Este movimento no Brasil segue uma tendência mundial de busca de sistemas comuns de certificação e acreditação. O objetivo é garantir, tanto quanto possível, altos padrões de qualidade para programas que formam profissionais da saúde. Este artigo apresenta e discute conceitos básicos e modelos de avaliação de programas educacionais, que subsidiarão qualquer profissional da saúde/educação para compreender a essência desse tema tão amplo e desafiador
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
BOLLELA, Valdes Roberto e CASTRO, Margaret de. Avaliação de programas educacionais nas profissões da saúde: conceitos básicos. Medicina, v. 47, n. 3, p. 332-342, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p1-11. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Bollela, V. R., & Castro, M. de. (2014). Avaliação de programas educacionais nas profissões da saúde: conceitos básicos. Medicina, 47( 3), 332-342. doi:10.11606/issn.2176-7262.v47i3p1-11 -
NLM
Bollela VR, Castro M de. Avaliação de programas educacionais nas profissões da saúde: conceitos básicos [Internet]. Medicina. 2014 ; 47( 3): 332-342.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p1-11 -
Vancouver
Bollela VR, Castro M de. Avaliação de programas educacionais nas profissões da saúde: conceitos básicos [Internet]. Medicina. 2014 ; 47( 3): 332-342.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p1-11 - Adesão: o presente e o futuro na luta para o controle do HIV/aids
- Medical students and community health workers learning together
- Mycobacterium tuberculosis lineage 1 genetic diversity in Pará, Brazil, suggests common ancestry with east-African isolates potentially linked to historical slave trade
- The challenge of moving forward: from lectures to team based learning
- Detection of katG and inhA mutations to guide isoniazid and ethionamide use for drug-resistant tuberculosis
- Drug-resistant tuberculosis in Central Mozambique: the role of a rapid genotypic susceptibility testing
- Instituto Regional de Educação para as profissões da saúde FAIMER Brasil: perfil dos participantes de 2007 a 2016
- Tendência dos projetos de intervenção realizados no programa FAIMER Brasil 2007 a 2016: 10 anos de história
- Fit for purpose: TLB use in undergraduate (medicine), diploma course and Master/PhD programs on Health Professions Education (HPE)
- Faculty development of an OSCE in an internal medicine clerkship. [Carta]
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p1-11 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas