Investigação da durabilidade do benefício gerado pela educação infantil (2015)
- Authors:
- Autor USP: FONSECA, GABRIELA DO COUTO - FEARP
- Unidade: FEARP
- Sigla do Departamento: EAE
- Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL (QUALIDADE); ENSINO FUNDAMENTAL (QUALIDADE)
- Keywords: Early Childhood Education; Ensino Infantil; Fading-Out; Fading-Out; Qualidade; Quality
- Language: Português
- Abstract: A literatura internacional ao investigar a durabilidade dos efeitos do Ensino Infantil se deparou com um eventual fenômeno de decaimento de tais efeitos, chamado de facing-out. Utilizando dados longitudinais coletados na cidade de Sertãozinho buscamos investigar e documentar tal fenômeno para a realidade nacional. Encontramos evidências de decaimento do benefício do EI especialmente sobre a proficiência de matemática. Além disso, mostramos que a estrutura da base de dados utilizada para fazer tal mensuração pode gerar resultados sobrestimados, especialmente se tal base contiver alto grau de seletividade. Por fim, indicamos que a qualidade das instituições de educação na primeira infância pode ser um dos determinantes da durabilidade do efeito encontrado, uma vez que crianças que frequentaram a maior parte do EI em escolas públicas estão mais sujeitas a este fênomeno.
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2015
- Data da defesa: 07.05.2015
-
ABNT
FONSECA, Gabriela do Couto. Investigação da durabilidade do benefício gerado pela educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-22072015-152122/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Fonseca, G. do C. (2015). Investigação da durabilidade do benefício gerado pela educação infantil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-22072015-152122/ -
NLM
Fonseca G do C. Investigação da durabilidade do benefício gerado pela educação infantil [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-22072015-152122/ -
Vancouver
Fonseca G do C. Investigação da durabilidade do benefício gerado pela educação infantil [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-22072015-152122/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas