Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem (2014)
- Authors:
- Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de - Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Leonel, Luciano César Pereira Campos - Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
- Lucchese, Roselma - Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Fernandes, Carla Natalina da Silva - Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Autor USP: SOUZA, MARIA CONCEIÇÃO BERNARDO DE MELLO E - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.15253/2175-6783.2014000300007
- Subjects: EDUCAÇÃO EM SAÚDE (ENFERMAGEM); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ENFERMAGEM); PRÁTICA DE ENSINO; PESQUISA EDUCACIONAL
- Language: Português
- Abstract: O objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisaEl objetivo del estudio fue acompañar y describir el proceso de implantación del Proyecto Pedagógico del Curso de Graduación en Enfermería, en el Campus Catalão, Universidad Federal de Goiás, bajo la óptica de docentes y discentes. Estudio cualitativo y descriptivo, con trece participantes, realizado entre abril del 2010 y junio del 2011, en Catalão, GO, Brasil. Se utilizó el grupo operativo como tecnología para acompañamiento y obtención de datos. Al final de cada reunión, fue realizada una crónica, sometida al análisis del contenido temático, donde emergieron dos categorías que revelaron como potencialidad del proceso de enseñanza y aprendizaje la interdisciplinaridad de la matriz curricular, y como limitadores, la inmadurez de los estudiantes y relación interpersonal conflictiva entre discentes y docentes. El trabajo en pequeños grupos es importante herramienta pedagógica; el grupo operativo se mostró asertivo en la gestión de la enseñanza y en la conducción de la investigación
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Rene: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste
- ISSN: 1517-3852
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. 3, p. 427-435, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CARVALHO, Gabriella Cristine Guerra de et al. Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem. Rene: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 15, n. 3, p. 427-435, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2014000300007. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Carvalho, G. C. G. de, Leonel, L. C. P. C., Souza, M. C. B. de M. e, Lucchese, R., & Fernandes, C. N. da S. (2014). Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem. Rene: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 15( 3), 427-435. doi:10.15253/2175-6783.2014000300007 -
NLM
Carvalho GCG de, Leonel LCPC, Souza MCB de M e, Lucchese R, Fernandes CN da S. Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem [Internet]. Rene: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. 2014 ; 15( 3): 427-435.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2014000300007 -
Vancouver
Carvalho GCG de, Leonel LCPC, Souza MCB de M e, Lucchese R, Fernandes CN da S. Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem [Internet]. Rene: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. 2014 ; 15( 3): 427-435.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2014000300007 - Enfermeiros assistenciais das instituições psiquiátricas de Ribeirão Preto: caracterização, formação e atuação
- Ações de enfermagem psiquiátrica: revisão da literatura
- O enfermeiro e a equipe de trabalho em saúde: algumas considerações
- Professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem: visão do estudante de enfermagem
- O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental segundo a perspectiva das publicações na área
- A subjetividade dos professores da educação profissional em enfermagem: experiências de sobrecarga e reconhecimento
- Hospitalização infantil: conhecimento produzido em periódicos nacionais de enfermagem, no período de 1980 a 1998
- Docência no ensino superior em enfermagem e constituição identitária: ingresso, trajetória e permanência
- Concepções de profissionais da estratégia saúde da família sobre saúde mental
- Levantamento sobre os motivos que levam adolescentes a procurar a clínica de psiquiatria de uma unidade de emergência
Informações sobre o DOI: 10.15253/2175-6783.2014000300007 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas