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Habilidades auditivas em crianças com e sem distúrbios de fala e fissura labiopalatina (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: FENIMAN, MARIZA RIBEIRO - FOB
  • Unidade: FOB
  • Subjects: AUDIÇÃO; FISSURA LÁBIOPALATINA; DISTÚRBIOS DA FALA; TESTES AUDIOLÓGICOS
  • Language: Português
  • Abstract: As crianças com fissura labiopalatina(FLP) geralmente apresentam alterações fonoaudiológicas com manifestações em vários aspectos da comunicação e alimentação. No que se refere à audição, os bebês que nascem com fissura no palato tendem a apresentar acúmulo de fluido na orelha média, devido ao mau funcionamento do mecanismo de abertura e fechamento da tuba auditiva.O quadro pode evoluir para otites, que é umas das causas mais comuns de hipoacusia em crianças com FLP com até 10 anos.Esta perda auditiva geralmente é do tipo condutiva e bilateral.Sabese que a audição normal é essencial para a aquisição da linguagem oral e efetiva comunicação verbal e que déficits do sistema auditivo, congênitos ou adquiridos,afetam a transmissão e a percepção do som. Qualquer perda auditiva oferece privação sensorial, podendo assim, levar a alterações em diferentes habilidades auditivas.São crescentes os estudos científicos relacionados às habilidades auditivas em crianças com FLP,contudo, existe uma escassez de trabalhos relacionando habilidades auditivas centrais com as alterações de fala na FLP.Assim, hipotetizouse que as habilidades auditivas centrais em crianças com FLP que apresentam alterações de fala seriam diferentes das habilidades das crianças com FLPsem alteração de fala. Este trabalho teve por objetivo verificar as habilidades auditivas centrais em crianças com fissura labiopalatina operada sem e com alterações de fala decorrentes da disfunção velofaríngea. Nesta pesquisa foi realizado um estudo prospectivo de 45 pacientes, com fissura labiopalatina operada,subdivididos em 3 grupos, cada um com 15 sujeitos, com idade de 7 a 12 anos, sendo o G1 composto por sujeitos com alterações de fala decorrentes da disfunção velofaríngea(hipernasalidade e emissão de ar nasal) e articulações compensatórias,oG2 composto por sujeitos com alterações de fala decorrentes da disfunção velofaríngea, porém sem articulações compensatórias e G3 composto por sujeitos sem alterações de fala decorrentes da disfunção velofaríngea e sem distúrbios articulatórios compensatórios. Foram averiguados inicialmente em prontuário dados quanto à disfunção velofaríngea e uso de articulações compensatórias.Posteriormente os sujeitos foram submetidos a avaliação audiológica periférica e aos testes do processamento auditivo(Random Gap Detection Test, teste Dícotíco de Dígitos,teste de Localização Sonora,teste de Memória Sequencial para sons verbais e não verbais). As habilidades auditivas avaliadas pelos testes em ordem crescente de alteração foram a resolução temporal, figura fundo, ordenação temporal e localização. A habilidade de localização sonora esteve alteradas em dois sujeitos no G1, um no G2 e nenhum no G3 e não apresentou diferença estatística entre os grupos. A habilidade de resolução temporal esteve alterada em 100% da amostra estudada. A habilidade de figurafundo esteve alterada em 14 sujeitos noG1,em 11 sujeitos noG2 e em seis sujeitos no G3.A análise estatística mostrou significância na associação entre a alteração desta habilidade e o G1.A habilidade de ordenação temporal mostrouse alterada em nove sujeitos no G1, em três sujeitos noG2 e em um noG3, apresentando significância estatística na associação entre a alteração nesta habilidade e o G1.O estudo apontou que as habilidades auditivas de figurafundo e de ordenação temporal estão significativamente mais alteradas nos sujeitos com alterações de fala decorrentes da DVF,quando comparados aos sem esta alteração.
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  • Source:
    • Título do periódico: Anais
  • Conference titles: EIA - Encontro Internacional de Audiologia

  • How to cite
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    • ABNT

      CEROM, Jaqueline L. e JOSÉ, Maria R. e FENIMAN, Mariza Ribeiro. Habilidades auditivas em crianças com e sem distúrbios de fala e fissura labiopalatina. 2015, Anais.. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2015. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Cerom, J. L., José, M. R., & Feniman, M. R. (2015). Habilidades auditivas em crianças com e sem distúrbios de fala e fissura labiopalatina. In Anais. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia.
    • NLM

      Cerom JL, José MR, Feniman MR. Habilidades auditivas em crianças com e sem distúrbios de fala e fissura labiopalatina. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Cerom JL, José MR, Feniman MR. Habilidades auditivas em crianças com e sem distúrbios de fala e fissura labiopalatina. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ]


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