Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes (2014)
- Autores:
- Autor USP: MAZZO, ALESSANDRA - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.12707/RIII13169
- Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE (ENFERMAGEM); SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM)
- Idioma: Português
- Resumo: A enfermagem está a vivenciar uma nova realidade com a inclusão de novas estratégias no seu processo de ensino/ aprendizagem. Com a simulação de alta-fidelidade o estudante adquire competência num ambiente controlado e isento de riscos. Com o objetivo de identificar a melhor evidência científica sobre os ganhos percebidos pelos estudantes de Enfermagem, em relação à prática com simuladores de alta-fidelidade, foi realizada uma pesquisa sistematizada da literatura desde dezembro de 2010 a fevereiro de 2011, com critérios de inclusão, descritores e bases de dados definidas. Foram selecionados 9 artigos de alta qualidade metodológica, publicados entre 2005 e 2011, dos quais emergiram os temas: satisfação; aprendizagem e sua motivação; realismo; autoconfiança; habilidades técnicas; reflexão sobre a ação e transferência de competências. A simulação de alta-fidelidade é valorizada pelos estudantes por aumentar a sua percepção cognitiva e psicomotora para a realidade de prática clínica que os espera e que lhes suscita muita apreensãoLa enfermería vive una nueva realidad, con la inclusión de nuevas estrategias en el proceso de enseñanza/aprendizaje. Con la simulación de alta fidelidad, el estudiante adquiere competencias en un entorno controlado y sin riesgos. Con el objetivo de identificar la mejor evidencia científica sobre los beneficios percibidos por los estudiantes de Enfermería, en relación con la práctica simulada con simuladores de alta fidelidad, se realizó una revisión sistemática de la literatura desde diciembre de 2010 hasta febrero de 2011, con los criterios de inclusión, descriptores y bases de datos definidos. Se seleccionaron nueve artículos de alta calidad metodológica, publicados entre 2005 y 2011, de los cuales surgieron los temas: la satisfacción, el aprendizaje y la motivación, el realismo, la confianza en sí mismos, las habilidades técnicas, la reflexión sobre la acción y la transferencia de competencias. La simulación de alta fidelidad es valorada por los estudiantes porque aumenta su percepción cognitiva y psicomotriz sobre la realidad de la práctica clínica que les espera y que les preocupa mucho
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista de Enfermagem Referência
- ISSN: 0874-0283
- Volume/Número/Paginação/Ano: série 4, n. 1, p. 135-144, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: green
- Licença: other-oa
-
ABNT
BAPTISTA, Rui Carlos Negrão et al. Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes. Revista de Enfermagem Referência, n. 1, p. 135-144, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.12707/RIII13169. Acesso em: 11 maio 2024. -
APA
Baptista, R. C. N., Martins, J. C. A., Pereira, M. F. C. R., & Mazzo, A. (2014). Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes. Revista de Enfermagem Referência, ( 1), 135-144. doi:10.12707/RIII13169 -
NLM
Baptista RCN, Martins JCA, Pereira MFCR, Mazzo A. Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes [Internet]. Revista de Enfermagem Referência. 2014 ;( 1): 135-144.[citado 2024 maio 11 ] Available from: https://doi.org/10.12707/RIII13169 -
Vancouver
Baptista RCN, Martins JCA, Pereira MFCR, Mazzo A. Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes [Internet]. Revista de Enfermagem Referência. 2014 ;( 1): 135-144.[citado 2024 maio 11 ] Available from: https://doi.org/10.12707/RIII13169 - Simulação in situ para o treinamento de suporte básico de vida no contexto da atenção primária: estudo piloto
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Informações sobre o DOI: 10.12707/RIII13169 (Fonte: oaDOI API)
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