Influência dos fatores sociodemográficos no desenvolvimento das crianças e adolescentes usuários de implante coclear (2015)
- Authors:
- USP affiliated authors: CAMPOS, PATRICIA DANIELI - FOB ; JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB ; SILVA, LEANDRA TABANEZ DO NASCIMENTO - HRAC ; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB
- Unidades: FOB; HRAC
- Subjects: IMPLANTE DA CÓCLEA; APRENDIZAGEM; LINGUAGEM; PERCEPÇÃO DA FALA; FATORES SOCIOECONÔMICOS
- Language: Português
- Abstract: INTRODUÇÃO: A audição está diretamente relacionada à comunicação e à interação do indivíduo com o ambiente e seus pares. O sentido da audição torna possível o acesso aos sons da fala, possibilitando aprender, atribuir significados e consequentemente adquirir a linguagem oral. O diagnóstico e a intervenção precoce na deficiência auditiva (DA) são fatores que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral e das habilidades auditivas normais ou próximas da normalidade. A partir do diagnóstico é indicada a adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e/ou o implante coclear (IC). Há escassez de estudos que avaliam a percepção auditiva da fala, a linguagem oral e o desempenho acadêmico em conjunto e que permitam a caracterização dos usuários de implante em idade escolar. A literatura enfatiza a necessidade de estudos com pacientes implantados nos primeiros anos de vida para melhor desempenho e uso das habilidades adquiridas. Sabese que diversos fatores influenciam no desenvolvimento infantil, para as crianças que receberam o IC não é diferente. OBJETIVO: Avaliar a correlação e a influência dos dados sociodemográficos no desempenho de percepção auditiva da fala, linguagem oral e desempenho acadêmico de 17 crianças e adolescentes usuários de IC por mais de sete anos, inseridos escola regular. Dados obtidos por meio de análise de prontuário: classificação socioeconômica, escolaridade dos pais, gênero, tempo de uso do IC, uso de AASI ou IC na orelha contralateral ao primeiro IC, uso efetivo do sistema de Frequência Modulada (FM) e escola pública ou privada. O desempenho nas habilidades de percepção auditiva da fala, linguagem oral e desempenho acadêmico foi obtido com aplicação de testes padronizados para avaliação das habilidades referidas.RESULTADOS: Na análise estatística o tempo de uso do IC e o gênero do participante não apresentaram correlação com nenhuma variável. Houve correlação negativa entre a idade na cirurgia com a memória de trabalho fonológica palavras e dígitos, o ditado e o vocabulário receptivo; e a classificação socioeconômica apresentou correlação positiva com a consciência fonológica, a compreensão verbal e as notas de português. Observouse diferença estatisticamente significante entre os participantes de escola pública e privada na memória de trabalho fonológica para não palavras (p=0,018), no número de palavras lidas por minuto na leitura oral (p=0,002) e silenciosa (p=0,029) e nas notas de português (p=0,003). O uso do AASI/IC contralateral (média=2,43) e o não uso (média=6,03) teve diferença estatisticamente significante (p=0,01), assim como o uso do sistema FM na memória de trabalho fonológica para dígitos (p=0,049). Ao dividir os participantes de acordo com a idade na cirurgia (um grupo até os 24 meses e o outro entre 25 e 36 meses), houve diferença apenas na memória de trabalho fonológica para não palavras. CONCLUSÃO: Há influência dos fatores sociodemográficos no desenvolvimento da criança e adolescente usuário de implante coclear e quanto menor a idade na cirurgia melhor é o desempenho em habilidades da linguagem oral e do desempenho acadêmico.
- Imprenta:
- Publisher: Academia Brasileira de Audiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: EIA - Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
CAMPOS, Patricia Danieli et al. Influência dos fatores sociodemográficos no desenvolvimento das crianças e adolescentes usuários de implante coclear. 2015, Anais.. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2015. . Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Campos, P. D., Jacob, R. T. S., Ventura, L. M. P., Silva, L. T. do N., & Moret, A. L. M. (2015). Influência dos fatores sociodemográficos no desenvolvimento das crianças e adolescentes usuários de implante coclear. In Anais. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia. -
NLM
Campos PD, Jacob RTS, Ventura LMP, Silva LT do N, Moret ALM. Influência dos fatores sociodemográficos no desenvolvimento das crianças e adolescentes usuários de implante coclear. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 25 ] -
Vancouver
Campos PD, Jacob RTS, Ventura LMP, Silva LT do N, Moret ALM. Influência dos fatores sociodemográficos no desenvolvimento das crianças e adolescentes usuários de implante coclear. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 25 ] - Avaliação do vocabulário receptivo de crianças usuárias de implante coclear
- Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear
- Aquisição da precisão da fala de sentenças em crianças com implante coclear
- Repertórios receptivos e expressivos de sentenças em implantados cocleares pré-linguais: aspectos teóricos, metodológicos e de aplicação
- Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC
- Auditory sentence comprehension in children with cochlear implants after simple visual discrimination training with specific auditory-visual consequences
- Sentence comprehension and production in children with cochlear implants: errorless procedures and equivalence-based instruction
- Ensino de repertórios expressivos a crianças usuárias de implante coclear: uma revisão de literatura
- Improving oral sentence production in children with cochlear implants: effects of equivalence-based instruction and matrix training
- As implicações do implante coclear para desenvolvimento das habilidades de linguagem: uma revisão da literatura
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