Exportar registro bibliográfico

O World Café e o aprendizado pelo diálogo: limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação: Diagnóstico Socioambiental na APA Embu Verde: Educação Ambiental para a Sustentabilidade na Bacia do Rio Cotia, Embu das Artes, SP (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: FERNANDES, MARIA EUGENIA SEIXAS DE ARRUDA CAMARGO - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; ANTROPOLOGIA
  • Keywords: antropologia da educação; Art of Hosting; Art of Hosting; diálogo; dialogue; Educação Ambiental; education anthropology; Environmental education; The World Café; World Café
  • Language: Português
  • Abstract: A pesquisa em questão pretendeu compreender o processo de construção de um território dos sentidos através do diálogo, no âmbito de um projeto de Educação Ambiental. Buscou-se investigar as relações de pertencimento e vínculo que se estabelecem entre os sujeitos e o ambiente da APA Embu-Verde através de um processo de diálogo e criação coletiva para uma leitura de mundo (FREIRE, 1996). Situada na região metropolitana de São Paulo, no município de Embu das Artes, a APA (Área de Proteção Ambiental) Embu-Verde é uma unidade de conservação criada pela Lei municipal n. 108 2008 (EMBU DAS ARTES, 2008). A pesquisa está inserida num projeto mais amplo de Diagnóstico Socioambiental da APA Embu- Verde, aprovado com recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) que envolve uma série de atores e instituições incluindo poder público, sociedade civil e Universidade de São Paulo. Neste contexto utilizou-se uma metodologia inovadora para a prática do diálogo The World Café (BROWN, 2001) que faz parte de um conjunto de metodologias intitulada Art of Hosting (Arte de anfitriar conversas significativas). Buscamos através do presente estudo responder a seguinte pergunta: Em que medida o World Café, entendido como método de diálogo pode contribuir nos processos de Educação Ambiental? Com a possibilidade de um estágio de doutorado-sanduíche nos EUA com apoio da Capes Fulbright foi possível aprofundar o estudo sobre o World Café como método de diálogo e da abordagem do Art of Hostingno tratamento de questões complexas. Neste sentido foram realizadas 12 entrevistas com lideranças que vem utilizando tal abordagem na cidade de Columbus, Ohio, EUA para lidar com questões complexas em diversas áreas (Saúde, Educação, Moradia, Segurança alimentar). Os resultados destacam o forte componente de aprendizado presente em tais metodologias e a jornada pessoal de cada um dos anfitriões como parte essencial do processo. O referencial teórico é multirreferencial contando com o pensamento de autores de diversos campos: da Educação e complexidade ((FREIRE, MORIN) da Educação Ambiental (SORRENTINO, CARVALHO, SAUVÈ , JACOBI). A compreensão dos dados foi realizada segundo a hermenêutica, uma interpretação simbólica de cunho antropológico através da jornada interpretativa (FERREIRA-SANTOS, 2006) no campo da Antropologia da Educação
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.06.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FERNANDES, Maria Eugenia Seixas de Arruda Camargo. O World Café e o aprendizado pelo diálogo: limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082015-115613/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Fernandes, M. E. S. de A. C. (2015). O World Café e o aprendizado pelo diálogo: limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação: Diagnóstico Socioambiental na APA Embu Verde: Educação Ambiental para a Sustentabilidade na Bacia do Rio Cotia, Embu das Artes, SP (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082015-115613/
    • NLM

      Fernandes MES de AC. O World Café e o aprendizado pelo diálogo: limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação: Diagnóstico Socioambiental na APA Embu Verde: Educação Ambiental para a Sustentabilidade na Bacia do Rio Cotia, Embu das Artes, SP [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082015-115613/
    • Vancouver

      Fernandes MES de AC. O World Café e o aprendizado pelo diálogo: limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação: Diagnóstico Socioambiental na APA Embu Verde: Educação Ambiental para a Sustentabilidade na Bacia do Rio Cotia, Embu das Artes, SP [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082015-115613/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024