Música e voz para além do som (2014)
- Autores:
- Autores USP: MELLO FILHO, SILVIO FERRAZ - ECA ; MALUFE, ANNITA COSTA - FFLCH
- Unidades: ECA; FFLCH
- DOI: 10.11606/issn.2237-1184.v0i19p149-167
- Assuntos: MÚSICA; INTERPRETAÇÃO MUSICAL; VOZ (MÚSICA); POÉTICA
- Idioma: Português
- Resumo: O presente artigo busca, a partir daquilo que o compositor Luciano Berio chamou de "musicalidade presente nas livres partículas" e do estudo da trajetória do conceito de escuta, e consequentemente de música, ao longo do século XX, evidenciar um tipo de musicalidade que estaria presente em certos modos de manifestação da literatura. Para tanto, toma por ponto de partida as propostas da música concreta e do serialismo integral, experiências radicais da música no séc. XX, como base para a leitura das poéticas de Samuel Beckett, Christophe Tarkos e Georges Aperghis. Os três autores são tomados aqui como momentos distintos, que perfazem as décadas de 1970, 80 e 90, da produção poética em sua relação direta com a arte da performance. Em cada um desses casos, tem-se diferentes modulações do trabalho com a voz, ainda que em todos possamos arriscar a presença de um traço comum: a leitura do texto que se abre à sua materialidade acústica e temporal. Tal aspecto é evidenciado pela ciclicidade com que suas escritas se valem, realçando a ideia de uma musicalidade que não se reduz à sonoridade ou ao ritmo das palavras, mas à palavra em sua completude, inserida em um campo aberto de significados, sonoridades, métrica, imagens etc. Propomos assim observar a potência vocal que atravessa a poesia, imaginando um movimento de mão dupla, de mútua interferência entre as invenções da música e da poesia no séc. XX, aquela capacidade de dizer algo - seja com palavras ou outros sons - não enunciável pelo discurso, mas pelo embate livre entre palavras, fonemas, frases
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Literatura e Sociedade
- ISSN: 2237-1184
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, p. 149-167, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MALUFE, Annita Costa e FERRAZ, Sílvio. Música e voz para além do som. Literatura e Sociedade, v. 19, p. 149-167, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i19p149-167. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Malufe, A. C., & Ferraz, S. (2014). Música e voz para além do som. Literatura e Sociedade, 19, 149-167. doi:10.11606/issn.2237-1184.v0i19p149-167 -
NLM
Malufe AC, Ferraz S. Música e voz para além do som [Internet]. Literatura e Sociedade. 2014 ; 19 149-167.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i19p149-167 -
Vancouver
Malufe AC, Ferraz S. Música e voz para além do som [Internet]. Literatura e Sociedade. 2014 ; 19 149-167.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i19p149-167 - Música como ação
- Três experiências da forma momento: um modelo formal do agora
- Pensando a música em seu movimento: = To think music in the movement
- Entretempo, a escuta no ponto cego da música
- A ética da performance musical
- Composição musical como campo de diálogo: para além das disciplinas
- Composição, análise, invenção
- Tornar sonoras linhas e distâncias
- Cinco invenções sobre diferença e repetição: composicoes e analises
- Continuidade concreta: complicatio-explicatio-implicatio
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2237-1184.v0i19p149-167 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas