Análise dos passos de um ensino programado de leitura e escrita a crianças com deficiência auditiva e implante coclear (2015)
- Authors:
- USP affiliated authors: BUFFA, MARIA JOSÉ MONTEIRO BENJAMIN - HRAC ; BEVILACQUA, MARIA CECILIA - HRAC
- Unidade: HRAC
- Subjects: INSTRUÇÃO PROGRAMADA; LEITURA; ESCRITA; IMPLANTE DA CÓCLEA; DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- Language: Português
- Abstract: O implante coclear é considerado um dos mais eficazes recursos na intervenção de crianças com deficiência auditiva pré-lingual, sensorioneural, bilateral, de níveis entre severa e profunda. O implante torna seu usuá- rio apto a detectar sons, diminuindo os efeitos negativos da privação sonora. Os usuários do implante devem passar por reabilitação auditiva no intuito de aprender habilidades de ouvinte. Em muitos casos, no entanto, a aprendizagem da fala não ocorre concomitante com a audição, gerando prejuízos em aprendizagens verbais posteriores como ler e escrever. Este estudo verificou algumas das condições nas quais esses repertórios verbais podem se entrelaçar pela avaliação dos efeitos do programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® em duas crianças com idades entre sete e oito anos, ambas submetidas ao implante coclear com dois anos e três meses. O delineamento experimental consistiu da Avaliação da Rede de Leitura e Escrita antes e após a exposição às Unidades de Ensino I, II e III do programa que, a partir do ensino baseado em seleção e em composição de palavras de sílabas de 39 palavras com monitoramento sistemático da fala ao final de cada Unidade de Ensino. Os resultados demonstraram leitura e escrita de palavras de ensino e de novas palavras por meio da generalização recombinativa de sílabas das palavras de ensino. O pouco tempo necessário à exposição do programa e sua disponibilidade (online), tornam este programa de ensino um potencial instrumento na reabilitação de repertórios verbais nessa população
- Imprenta:
- Publisher place: Guadalajara
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Acta Comportamentalia
- ISSN: 0188-8145
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 23, n. 2, p. 137-151, 2015
-
ABNT
LUCCHESI, Fernando Del Mando et al. Análise dos passos de um ensino programado de leitura e escrita a crianças com deficiência auditiva e implante coclear. Acta Comportamentalia, v. 23, n. 2, p. 137-151, 2015Tradução . . Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:rCfMmCQlnbIJ:www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/download/50103/45039+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Lucchesi, F. D. M., Verdu, A. C. M. A., Buffa, M. J. M. B., & Bevilacqua, M. C. (2015). Análise dos passos de um ensino programado de leitura e escrita a crianças com deficiência auditiva e implante coclear. Acta Comportamentalia, 23( 2), 137-151. Recuperado de http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:rCfMmCQlnbIJ:www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/download/50103/45039+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br -
NLM
Lucchesi FDM, Verdu ACMA, Buffa MJMB, Bevilacqua MC. Análise dos passos de um ensino programado de leitura e escrita a crianças com deficiência auditiva e implante coclear [Internet]. Acta Comportamentalia. 2015 ; 23( 2): 137-151.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:rCfMmCQlnbIJ:www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/download/50103/45039+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br -
Vancouver
Lucchesi FDM, Verdu ACMA, Buffa MJMB, Bevilacqua MC. Análise dos passos de um ensino programado de leitura e escrita a crianças com deficiência auditiva e implante coclear [Internet]. Acta Comportamentalia. 2015 ; 23( 2): 137-151.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:rCfMmCQlnbIJ:www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/download/50103/45039+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br - Efeitos de um programa de ensino de leitura sobre a inteligibilidade da fala de crianças usuárias de implante coclear
- A visão da empresa em relação ao desempenho profissional dos funcionários com surdez
- Programa de educação, habilitação e reabilitação de crianças com deficiência auditiva
- Projeto Programa
- Atuacao do setor de recreacao e educacao na reabilitacao das lesoes labio-palatais
- Percepção e participação da família no contexto escolar de crianças com implante coclear
- Programa de educação, reabilitação e habilitação de surdos usuários de libras
- A visão da empresa em relação ao desempenho profissional dos funcionários com surdez
- A inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular: uma visão do professor de classe comum
- Propostas terapêuticas e/ou educacionais para (re)habilitação na área da deficiência auditiva e capacitação de educadores
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas