Spots eleitorais e a decisão do voto: o caso da campanha presidencial de 2010 (2015)
- Autores:
- Autor USP: PIMENTEL JUNIOR, JAIRO TADEU PIRES - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLP
- Assuntos: PROPAGANDA ELEITORAL; CAMPANHA ELEITORAL; ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
- Palavras-chave do autor: Dilma Rousseff; Electoral spots; José Serra; Spots eleitorais
- Idioma: Português
- Resumo: A propaganda eleitoral e especificamente o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) são temas de numerosa quantidade de trabalhos no Brasil, mas poucos consideram analisar os spots eleitorais e mais raro ainda é o estudo de seu impacto sobre o voto. Considerando essa lacuna na literatura, esta tese visa entender como os diferentes tipos de spot eleitorais de TV (positivo, negativo e comparativo) afetam a decisão do voto no Brasil. Para tanto, o caso estudado se restringe à análise da eleição presidencial de 2010, tendo como objeto empírico os spots veiculados pelos dois principais candidatos da disputa: Dilma Rousseff e José Serra. Com base no modelo de inteligência afetiva (MARCUS; MCKUEN; NEUMAN, 2000) e uma vasta literatura dos efeitos da comunicação política sobre o voto (BRADER, 2007; TINKHAM; WEAVER-LARISCY,1993; JOHNSON-CARTEE; COPELAND,1991; MERRITT, 1984; PINKLETON, 1997), foi realizado um estudo experimental para avaliar como esses diferentes tipos de spot interferiram na escolha dos eleitores. Dentre os resultados, observa-se que os spots positivos foram eficientes em aumentar a vontade de votar nos candidatos do spot, mas pouco eficientes para diminuir a vontade de votar no candidato adversário. Em segundo lugar, verificou-se que os spots comparativos tiveram impacto mais parecido aos spots positivos do que aos negativos para a tomada de decisão do voto, o que contraria a literatura sobre o tema, que considera esse tipo de spot como negativo. Observou-setambém que os spots negativos não apresentaram efeito bumerangue, o que denota grande capacidade estratégica desse tipo de spot para minar a intenção de voto do adversário sem que isso signifique necessariamente perdas para o candidato que o veicula.
- Imprenta:
- Data da defesa: 15.05.2015
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ABNT
PIMENTEL JUNIOR, Jairo Tadeu Pires. Spots eleitorais e a decisão do voto: o caso da campanha presidencial de 2010. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-06102015-135706/. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Pimentel Junior, J. T. P. (2015). Spots eleitorais e a decisão do voto: o caso da campanha presidencial de 2010 (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-06102015-135706/ -
NLM
Pimentel Junior JTP. Spots eleitorais e a decisão do voto: o caso da campanha presidencial de 2010 [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-06102015-135706/ -
Vancouver
Pimentel Junior JTP. Spots eleitorais e a decisão do voto: o caso da campanha presidencial de 2010 [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-06102015-135706/
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