Trabalho em equipe: uma análise a partir dos núcleos de apoio à saúde da família da microregião de saúde de Passos/Piumhi, MG (2015)
- Autores:
- Autores USP: FORSTER, ALDAÍSA CASSANHO - FMRP ; BAVA, MARIA DO CARMO GULLACI GUIMARÃES CACCIA - FMRP ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA - FFCLRP
- Unidades: FMRP; FFCLRP
- DOI: 10.18605/2175-7275/cereus.v7n2p151-169
- Assuntos: EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL; TRABALHO EM GRUPO; SAÚDE DA FAMÍLIA; APOIO AO PLANEJAMENTO EM SAÚDE
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: Identificar a percepção dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) sobre o trabalho em equipe, as dificuldades e facilidades enfrentadas no serviço e as estratégias de preparo para o trabalho em equipe nos processos de formação. Método: Estudo exploratório, qualitativo, com 21 profissionais componentes de equipes NASF da Microrregião de Saúde de Passos/Piumhi, MG. A coleta de dados foi efetivada por grupos focais realizados em fevereiro de 2014, por meio de roteiro com questões norteadoras. Os dados pertinentes à caracterização da amostra foram tratados por estatística descritiva e os depoimentos por análise de conteúdo temática. Resultados: Emergiram quatro categorias de análise: O trabalho em equipe: conceitos e significações; Interfaces do trabalho em equipe: forças propulsoras e limitantes; Processos acadêmicos de formação em saúde: preparação para o trabalho em equipe? Processos de formação em serviço para o trabalho em equipe. Os sujeitos do estudo evocaram conceitos para o trabalho em equipe convergentes aos pressupostos teóricos. Não ficaram evidenciadas estratégias de preparo para o trabalho em equipe nas experiências decorrentes dos processos de formação acadêmicos, já que se estruturam num modelo pedagógico que fragmenta o cuidado. No que tange aos processos de formação em serviço, estes não foram reconhecidos como existentes, de modo que a capacitação profissional decorre da interlocução entre os sujeitos, sobretudo durantes as discussões de casos clínicos. Conclusão: A prática colaborativa e integrada favorece a mudança do modelo de atenção à saúde, no entanto, ainda há grandes desafios para o desenvolvimento do trabalho em equipe
- Imprenta:
- Fonte:
- Este periódico é de assinatura
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: bronze
-
ABNT
FREIRE FILHO, José Rodrigues et al. Trabalho em equipe: uma análise a partir dos núcleos de apoio à saúde da família da microregião de saúde de Passos/Piumhi, MG. CEREUS, v. 7, n. 2, p. 151-169, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.18605/2175-7275/cereus.v7n2p151-169. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Freire Filho, J. R., Forster, A. C., Magnago, C., Caccia-Bava, M. do C. G. G., & Rivas, N. P. P. (2015). Trabalho em equipe: uma análise a partir dos núcleos de apoio à saúde da família da microregião de saúde de Passos/Piumhi, MG. CEREUS, 7( 2), 151-169. doi:10.18605/2175-7275/cereus.v7n2p151-169 -
NLM
Freire Filho JR, Forster AC, Magnago C, Caccia-Bava M do CGG, Rivas NPP. Trabalho em equipe: uma análise a partir dos núcleos de apoio à saúde da família da microregião de saúde de Passos/Piumhi, MG [Internet]. CEREUS. 2015 ; 7( 2): 151-169.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.18605/2175-7275/cereus.v7n2p151-169 -
Vancouver
Freire Filho JR, Forster AC, Magnago C, Caccia-Bava M do CGG, Rivas NPP. Trabalho em equipe: uma análise a partir dos núcleos de apoio à saúde da família da microregião de saúde de Passos/Piumhi, MG [Internet]. CEREUS. 2015 ; 7( 2): 151-169.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.18605/2175-7275/cereus.v7n2p151-169 - Atenção à Saúde da Comunidade na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
- Prácticas de gestión en la atención básica y en el programa de salud de la familia. [Editorial]
- Equipe de saúde
- Escolarizacao de jovens e adultos trabalhadores - vivencias
- Espaços formativos na Universidade: desafios e perspectivas para a docência superior
- Currículo e formação docente: aproximações e desafios
- Divulgação do acervo de materiais e recursos didáticos do LAIFE
- O currículo do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto: implicações teórico-metodológicas para a formação dos futuros professores/pedagogos
- O lugar da educação de jovens e adultos nos cursos de pedagogia do Estado de São Paulo: análise dos processos formativos
- Gestao participativa - conselho municipal de educacao
Informações sobre o DOI: 10.18605/2175-7275/cereus.v7n2p151-169 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas