Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia (2015)
- Autores:
- Autores USP: TELES, LIDIA CRISTINA DA SILVA - FOB ; ABRAMIDES, DAGMA VENTURINI MARQUES - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/1982-0216201515713
- Assuntos: COMUNICAÇÃO SOCIAL; JORNALISMO; FONOAUDIOLOGIA; HABILIDADES SOCIAIS (COMPARAÇÃO); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: comparar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Jornalismo e de Fonoaudiologia. Métodos: participaram desta pesquisa 189 estudantes, sendo 89 do curso de Jornalismo (63 mulheres e 26 homens), com idades variando entre de 18 e 28 anos, e 100 de curso de Fonoaudiologia (96 mulheres e 4 homens) com idades entre 18 a 31 anos. Todos os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais. Resultados: os estudantes de Fonoaudiologia demonstraram o repertório de habilidades sociais classificado como “Bom acima da média” para habilidades sociais de comunicação (F1), de civilidade (F2), empáticas (F4) e de trabalho (F5) e classificado como “Bastante elaborado” para as habilidades sociais assertivas de enfrentamento (F3) e escore global. Os estudantes de Jornalismo apresentaram a classificação “Bom abaixo da média” para habilidades sociais de civilidade (F2) e “Bom acima da média” para as habilidades sociais de comunicação (F1), assertivas de enfrentamento (F3), empáticas (F4), de trabalho (F5) e escore global. As análises estatísticas demonstraram diferença estatisticamente significante (p=0,001) entre os alunos dos cursos de Fonoaudiologia e Jornalismo no escore global e para as habilidades sociais de civilidade (F2) e de trabalho (F5), com melhores resultados dos estudantes Fonoaudiologia. Conclusão: os estudantes de Fonoaudiologia apresentaram melhor desempenho nas habilidades sociais representado pelo escore global e de modo específico nas habilidades sociais de civilidade e de trabalho
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista CEFAC
- ISSN: 1516-1846
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, n. 2, p. 343-348, mar./abr. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TELES, Lídia Cristina da Silva et al. Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia. Revista CEFAC, v. 17, n. 2, p. 343-348, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201515713. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Teles, L. C. da S., Fernandes, N. F., Romero, C. D., & Abramides, D. V. M. (2015). Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia. Revista CEFAC, 17( 2), 343-348. doi:10.1590/1982-0216201515713 -
NLM
Teles LC da S, Fernandes NF, Romero CD, Abramides DVM. Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia [Internet]. Revista CEFAC. 2015 ; 17( 2): 343-348.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0216201515713 -
Vancouver
Teles LC da S, Fernandes NF, Romero CD, Abramides DVM. Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia [Internet]. Revista CEFAC. 2015 ; 17( 2): 343-348.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0216201515713 - Social skills and stress levels of tv reporters
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Informações sobre o DOI: 10.1590/1982-0216201515713 (Fonte: oaDOI API)
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