A importância das tarefas e os fatores críticos de sucesso para o gerenciamento de processos de negócios (2015)
- Authors:
- USP affiliated authors: DAMIAN, IEDA PELÓGIA MARTINS - FFCLRP ; PÁDUA, SILVIA INÊS DALLAVALLE DE - FEARP
- Unidades: FFCLRP; FEARP
- DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n2p162-185
- Subjects: GESTÃO POR PROCESSOS (ADMINISTRAÇÃO); CONTROLE DE PROCESSOS
- Language: Português
- Abstract: As mudanças constantes e a crescente concorrência fazem parte da realidade de todas as empresas, independentemente de seu setor produtivo, de sua dimensão ou da sua localização. Existe uma forte tendência das empresas optarem por uma estrutura de gestão de processos de negócios, em vez da estrutura funcional tradicional, devido a diversos fatores, dentre os quais se destacam: o aumento da frequência de produtos ofertados, a necessidade da rápida transferência de informações, rapidez no processo de tomada de decisão, necessidade de se adaptar as mudanças exigidas pelo mercado e um número crescente de concorrentes internacionais (SEETHAMRAJU; MARJANOVIC, 2009). A migração do modelo de gestão tradicional para o modelo de gestão de processos de negócios (BPM) resulta em melhorias no desempenho do processo, e ainda, promove um aumento na complexidade do gerenciamento. Assim, há restrições ou barreiras a serem superadas para o sucesso da implementação do novo modelo de gestão. O objetivo do trabalho é analisar a importância atribuída às tarefas necessárias para a gestão dos processos e aos fatores críticos de sucesso encontrados para mudar da gestão funcional para a gestão por processos de maneira bem sucedida. Um estudo de caso com duas empresas do setor de serviços foi desenvolvido. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gestores de cada empresa e analisada a importância dos três grupos de tarefas de BPM: (1) projeto dos processos; (2) gestão dos processos e (3) de promoção da evolução e do aprendizadoOs fatores críticos de sucesso foram analisados em cada empresa. Pode-se concluir que na empresa A predomina uma visão funcional, com estilo de gestão familiar, com dificuldade de mudança organizacional e com menor importância atribuída às tarefas e aos fatores críticos de sucesso de BPM. A empresa B predomina uma visão de desempenho na gestão por processos, que pode ser percebido por atribuir maior importância às tarefas de BPM, e por perseguir os fatores críticos de sucesso de BPM com maior determinação, objetivando melhor desempenho e aumento da competitividade. A pesquisa é baseada em uma extensa base de dados bibliográficos com capacidade limitada de validação empírica. Este trabalho oferece contribuições acadêmicas e profissionais, em relação às tarefas necessárias para mudança da abordagem funcional para gestão por processos, bem como, na identificação e na busca do entendimento dos fatores críticos de sucesso de BPM. Espera-se que a compreensão das tarefas e dos fatores críticos serve como um guia para a melhoria da promoção da gestão por processos
- Imprenta:
- Publisher place: Piracicaba
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Revista de Administração da UNIMEP
- ISSN: 1679-5350
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 13, n. 2, p. 162-185, 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: publisher-specific-oa
-
ABNT
DAMIAN, Ieda Pelógia Martins e BORGES, Lucia Silva e PÁDUA, Silvia Inês Dallavalle de. A importância das tarefas e os fatores críticos de sucesso para o gerenciamento de processos de negócios. Revista de Administração da UNIMEP, v. 13, n. 2, p. 162-185, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.15600/1679-5350/rau.v13n2p162-185. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Damian, I. P. M., Borges, L. S., & Pádua, S. I. D. de. (2015). A importância das tarefas e os fatores críticos de sucesso para o gerenciamento de processos de negócios. Revista de Administração da UNIMEP, 13( 2), 162-185. doi:10.15600/1679-5350/rau.v13n2p162-185 -
NLM
Damian IPM, Borges LS, Pádua SID de. A importância das tarefas e os fatores críticos de sucesso para o gerenciamento de processos de negócios [Internet]. Revista de Administração da UNIMEP. 2015 ; 13( 2): 162-185.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.15600/1679-5350/rau.v13n2p162-185 -
Vancouver
Damian IPM, Borges LS, Pádua SID de. A importância das tarefas e os fatores críticos de sucesso para o gerenciamento de processos de negócios [Internet]. Revista de Administração da UNIMEP. 2015 ; 13( 2): 162-185.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.15600/1679-5350/rau.v13n2p162-185 - Gestão da informação no serviço de referência: análise de publicações
- Investigação de processo de desenvolvimento de "software" a partir da modelagem organizacional, enfatizando regras do negócio
- Método de avaliação do modelo de processos de negócio do EKD
- A promoção da BPM em uma entidade fechada de previdência privada
- Process architecture as a BPM critical success factor: a bibliographic review
- Promotion and evolution of sustainability performance measurement systems from a perspective of business process management: from a literature review to a pentagonal proposal
- Promoção da gestão de processos de forma sustentável em operações de serviços educacionais
- Fatores críticos de sucesso do serviço de referência virtual
- Análise da produção científica mediante a interdisciplinaridade entre a ciência da informação e a administração nos ambientes organizacionais
- Atuação da gestão da informação na área da saúde: uma análise da produção científica em âmbito nacional
Informações sobre o DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n2p162-185 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas